Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Cadê os DVDs do desenho da Liga da Justiça?

De folga ontem em casa, pude curtir meu programa de TV predileto, o desenho da Liga da Justiça. Seguramente o melhor programa de TV já produzido em todos os tempos, principalmente em sua encarnação "Sem Limites". Por que digo isso? Vamos aos fatos:

Fidelidade aos quadrinhos: a caracterização dos personagens, as origens, as personalidades, tudo no desenho foi inspirado nos quadrinhos com uma fidelidade poucas vezes vista numa adaptação a outro meio. Com raras exceções, os personagens do desenho são idênticos aos dos gibis. E mesmos as exceções apenas acrescentam pontos ao programa, como no caso do relacionamento entre a Mulher-Gavião e o Lanterna Verde John Stewart, e a formação da Liga por Batman e Superman (nos quadrinhos, ambos se tornaram membros da Liga posteriormente).

Histórias para crianças, mas não infantilizadas: costumo assistir o desenho junto com minha filha de 3 anos. Claro que eu entendo um pouco mais do que ela, mas ambos nos divertimos. As histórias foram claramente escritas para agradar toda a família, e envolvem mistério, suspense, romance, heroísmo, um pouco de história e mitologia, além de muita (mas muuuita mesmo) ação.

Diálogos marcantes: os personagens do programa são realistas, e, como na vida real, cometem erros, irritam-se, choram, riem. E discutem! As broncas que o Batman dá no Superman são memoráveis. Não esqueço do episódio de ontem, em que o morcego diz para a Mulher-Maravilha: "Se eu deixar o Superman me dar idéias de novo, me bata com força!", antes de pular em um tubo de explosão atrás do Órion.

Cronologia: a história do universo dos desenhos segue a mesma cronologia desde a série do Batman, passando pelo desenho do Superman, Batman do Futuro, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, além de participações e citações em e para outras séries, como Jovens Titãs, Projeto Zeta e Super Choque ("Static Shock", no original). O melhor exemplo é o episódio em que a Liga enfrenta sua versão de outra dimensão (uma versão do Sindicato do Crime da Amérika do universo de antimatéria). Vários episódios depois, já na versão Sem Limites, esse evento é usado por Amanda Waller para justificar a criação do Projeto Cadmus, que deveria proteger o mundo de um possível ataque da Liga.

Liga da Justiça Sem Limites: o ponto alto da série é, sem sombra de dúvida, a 1ª temporada da versão Sem Limites. Agora uma força mundial com centenas de membros, todos velhos conhecidos dos quadrinhos, a Liga enfrenta a ameaça do Projeto Cadmus, do qual já falei acima. O Cadmus é influenciado por Lex Luthor para destruir a Liga, mas sem saber o próprio Luthor está sendo controlado por Brainiac. Só nos últimos episódios os heróis descobrem toda a verdade e conseguem frustrar os planos de Cadmus-Luthor-Brainiac. Destaque para o episódio Força-Tarefa X ("Task Force X"), onde o satélite da Liga é invadido com sucesso pelo Esquadrão Suicida, numa história de espionagem digna de James Bond com super-poderes!

Por tudo isso, reafirmo: esse é o melhor programa de TV de todos os tempos. Por isso não entendo: por que não foram lançados ainda no Brasil os DVDs das temporadas completas?? Saíram apenas alguns episódios em discos simples. Tenho quase todos os episódios gravados da TV (faltam só dois, reprise por favor, seu Sílvio), mas essa obra-prima merece um lugar de destaque na estante. E aí Warner do Brasil, cadê os DVDs do desenho da Liga da Justiça?

_\\//

Um comentário:

  1. Gosto muito da Liga, mas eu preferia com menos heróis, antes do "Sem Limites". E eu não gostei do final...como o Lex consegue a Equação Anti-Vida tão facilmente? O que acontece com ele e o Darkseid? E a luta do Darkseid com o Superman podia ter sido melhor tb...
    Mas, ainda assim, é o melhor desenho americano da TV. :-)

    ResponderExcluir