Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dossiê Liga da Justiça: Na noite mais escura, parte 1

Episódio 4, 1ª temporada
Quando o Lanterna Verde se entrega e é levado para julgamento em outro planeta, a Liga da Justiça resolve ir ajudar. Mas durante o julgamento eles descobrem que o Lanterna pode ser culpado do que é acusado: destruir um planeta inteiro, matando toda a sua população!

Onde comprar: Submarino
Onde baixar: RapidShare | MegaUpload (formato AVI, dublado)

Resumo do episódio (com spoilers): Um meirinho com um chifre na testa, pele alaranjada e olhos totalmente negros tenta manter uma plateia igualmente estranha de um a julgamento em ordem, num planeta distante. A multidão só se acalma quando o juiz surge em uma tela, exigindo silêncio. Ele diz que a Suprema Corte está reunida. Enquanto mais dois juízes surgem na tela, ele explica que nunca antes tantos haviam colocado suas diferenças de lado em prol de um único objetivo. A juíza ao seu lado continua dizendo que nunca houve um crime tão hediondo, que teve o poder de os unir. O terceiro magistrado completado falando que eles estão reunidos para fazer justiça. O advogado da acusação se aproxima, e o juiz pergunta onde está o acusado. O advogado responde que ele ainda está a solta, e o juiz chama os robôs conhecidos como Caçadores. Os juízes dizem que o acusado não é um criminoso comum, e capturá-lo envolverá grande risco. Os androides respondem que "Ninguém escapa dos Caçadores!". Então o advogado revela a identidade do acusado: um nativo do planeta terra, o Lanterna Verde conhecido como John Stewart!

Na Terra, John Stewart está caminhando "a paisana", com um ar preocupado. Ao passar por um mercado, ele percebe um assalto em andamento. Quando o ladrão tenta fugir, ele o impede usando o anel, devolvendo o dinheiro ao dono da loja. Depois ele passa por uma quadra de basquete, e agarra a bola de um garoto, que pede ela de volta. Ao tentar arremessá-la no aro ele erra, e o garoto sai correndo atrás da bola, indignado. Um senhor surge perguntando se ele se lembra quando acertava uma cesta como aquela de olhos fechados. Ele o reconhece como seu antigo professor de história. O professor apresenta-lhe o garoto, seu neto. Ele estranha, e o professor diz que ele esteve fora muito tempo, ao que o Lanterna responde "Talvez tempo demais", e os três saem caminhando juntos.

No satélite da Liga, Flash e Mulher-Gavião conversam. Ele pergunta se ela era da polícia. Ela responde que era detetive, e ele quer saber como era. Ela diz que é igual em qualquer lugar, existiam criminosos e ela os prendia. Ele pergunta, insinuante, como era quando ela estava de folga, se havia um "Homem-Gavião". Ela aproveita a chegada do J'onn J'onzz, faz uma cara zombeteira e se afasta, dizendo que vai cuidar da manutenção. Flash e J'onzz se entreolham, e ele pergunta se o marciano nunca se sente sozinho. Ele responde que mais do que ele imagina, e o Flash se desculpa. Um alarme soa, e J'onzz diz que é uma incursão. Eles vão até a janela e veem três robôs Caçadores voando em direção ao planeta. Flash diz que parece mais uma invasão, e J'onzz decide avisar aos outros.

Os três se preparam para sair na nave da Liga, o Javelin. J'onzz diz que Diana está em outro caso, Superman está ajudando em um terremoto e o Batman está ocupado, o que não surpreende a Shayera. Flash pergunta pelo Lanterna, e o marciano responde que não conseguiu contato. Eles descem à Terra. Numa barbearia, o professor de história do Lanterna leva seu neto para cortar o cabelo. John diz que ele vai dar trabalho, e o professor diz que o garoto lembra a ele quando criança. O Lanterna diz que preferia que não, mostrando que algo o preocupa. O professor diz que ele tem amigos reais, e pergunta o que o aborrece, mas ele não responde. Os Caçadores pousam na rua, assustando as pessoas. Os três integrantes da Liga os interrompem, perguntando o que eles querem. Eles respondem que querem John Stewart, o Lanterna Verde. Flash pergunta o porquê, e o Caçador diz que não é da conta dele. A Mulher-Gavião é a primeira a atacá-los, mas é atirada longe. Enquanto Flash corre atrás dela, J'onzz também ataca e também é derrubado. Ao tentar revidar, ele é arremessado em um prédio. Os robôs se afastam, mas um deles é derrubado por Shayera, que ainda ataca outro deles, mas é mais uma vez jogada longe. Na vez do Flash, ele também é derrubado.

Shayera insiste e é nocauteada, mas quando o Caçador vai desferir outro golpe é impedido pela chegada do Superman. Ele derruba um dos robôs e depois luta com outro, jogando-o em cima do primeiro. Ele diz ao Flash que o terremoto era leve, mas quando tenta perguntar o que está acontecendo ambos são atingidos pelo terceiro robô. Quando o Caçador tenta atacar de novo, é impedido por J'onn J'onzz. Mas ele se levanta e joga um carro no marciano, que é salvo pelo Flash. Superman segura o carro, mas ele explode, chamando a atenção do Lanterna, que ainda estava na barbearia. Ele veste suas "roupas de trabalho" e sai voando. Quando a Liga e os Caçadores tentam reiniciar o combate, ele os impede com um muro de luz verde. Ele se dirige até os robôs, e um deles lhe pergunta se ele é o Lanterna John Stewart. Ao confirmar, o robô lhe pede seu anel. Ele hesita, mas o entrega, causando espanto nos colegas. Ele pede aos outros que fiquem fora disso, e os Caçadores o algemam e se teletransportam com ele, deixando os amigos boquiabertos.

Ao chegar no planeta tribunal, uma multidão furiosa os recepciona. Um dos Caçadores lhe dá as boas vindas à Ajuris 5, e completa falando que ele não deve esperar que isso seja prazeroso. Em Oa, os Guardiões observam a cena. Eles discutem o que devem fazer. Um deles diz que com sorte o caso não deve afetá-los, mas podem ter que fazer sacrifícios. Enquanto isso, o Lanterna é hostilizado pela multidão quando levado pelos Caçadores até o tribunal. Na porta de entrada, cincos colegas Lanternas o esperam, lamentando-se de que ele foi o melhor deles. John diz que é bom vê-los, mas não é correspondido. Ao entrarem, um dos robôs esbarra num dos Lanternas, que o chama de estúpido. O robô tenta voltar e confrontá-lo, mas é impedido por outro, que diz que ainda não é a hora. Os Caçadores prendem John numa cela de energia, próximos a outros encarcerados, e dizem que o julgamento começará logo. Ele olha para o céu e se entristece ao ver uma espécie de anel de destroços de pedra em órbita.

No satélite da Liga, J'onzz tenta encontrar o Lanterna telepaticamente, e percebe que ele está olhando as estrelas. Eles conseguem identificar o planeta, Ajuris 5, em um mapa estelar holográfico, e partem para lá. Shayera diz que não entende porque o Lanterna entregou seu anel, e Superman responde que John é bem estranho. Shayera responde que está começando a achar que todos os humanos são e em seguida se desculpa, mas Superman responde, bem-humorado, que vai entender como um elogio. Ao tentar aterrissar o Javelin no planeta, eles são atacados por três naves. A Mulher-Gavião tenta responder ao ataque com as armas da nave, mas é impedida pelo Superman. Ele pede ao Flash que assuma o controle os três saem para confrontar os atacantes. A luta não dura muito, Superman e J'onn J'onzz logo conseguem inutilizar a capacidade de voo das naves. Shayera exagera um pouco e praticamente derruba a nave sobre a cidade, mas o Superman impede a queda. Enquanto isso, o Flash também tenta impedir o Javelin de cair. Ele reclama que ninguém perguntou se ele sabia pilotar a nave, mas consegue pousá-la sem prejuízos. Ao tentar desembarcar o Flash é atacado por vários soldados. Ele foge de volta para a nave, enquanto os outros três chegam e derrotam todos os soldados. Quando Flash sai novamente da nave, dizendo que estava tudo sob controle, J'onzz lê a mente de um dos soldados e descobre que o Lanterna está próximo, e pede que os outros o sigam.

No tribunal, o julgamento já começou. O advogado de acusação diz que não pode haver fuga da punição. Superman faz um buraco na cúpula do tribunal e eles entram. O meirinho pede ordem, e eles percebem que é um julgamento. O juiz pede que eles sejam retirados, mas o Superman mostra que isso não será possível. Quando os Caçadores se preparam para atacar, o Superman pede desculpas por atrapalhar, mas explica que são amigos do Lanterna. Os juízes os deixam ficar, mas dizem não irão permitir mais nenhuma interrupção. Ele se sentam no meio da multidão alienígena, enquanto o advogado chama sua primeira testemunha, Kanjar Ro, que concorda em ter sua mente sondada. O advogado pede a ele que se identifique, e ele diz seu nome e sua profissão, um pirata. O advogado pergunta por que um criminoso está ali para testemunhar, e ele responde que pode ter cometido crimes, mas nenhum que se compare ao do Lanterna. O advogado liga uma máquina sobre ele e pede que ele conte sobre o encontro com o John Stewart. Ele começa dizendo que estava levando um explosivos "encontrados" para Ajuris 4, quando o Lanterna surgiu. Kanjar Ro o atacou e o Lanterna arrancou o motor da sua nave com o anel. A nave caiu em uma lua, e o Lanterna o interrogou. Kanjar então mostrou que não estava sozinho, e quando o Lanterna olhou para trás viu uma pequena frota de naves, que o atacou. O Lanterna revidou, mas o raio disparado por ele refletiu no campo de força e foi em direção ao planeta, Ajuris 4, atingindo uma falha vulcânica e começando uma reação em cadeia.

O planeta explodiu, matando 3 bilhões de pessoas e criando o anel de detritos em órbita. O advogado diz que não tem mais perguntas. Os juízes, estarrecidos, resolvem colocar o julgamento em recesso. A Liga aproveita a pausa e vai falar com o Lanterna. Flash diz que entendeu porque ele se entregou, para limpar seu nome. A Mulher-Gavião fala que sabe que Kanjar Ro está mentindo, e quer cinco minutos com ele. Mas, dramático, o Lanterna diz que não quer que eles façam nada, que ninguém está mentindo, ele fez o que disseram e é culpado.

Crononologia: vários elementos da mitologia do Lanterna Verde voltarão a aparecer em episódios futuros, além da própria Tropa e dos Guardiões. Entre eles, dois nativos famosos de Korugar: Katma Tui, no episódio "Corações e Mentes" ("Hearts and Minds"), e Sinestro, o Lanterna renegado, no "Sociedade Secreta" ("Secret Society"), ambos da 2ª temporada.

Enquanto isso, nos quadrinhos: Ajuris 4 não é o primeiro planeta destruído indiretamente por John Stewart. Durante a saga "Odisseia Cósmica", a Liga se une aos Novos Deuses e a Darkseid para impedir que quatro espectros da Equação Antivida destruam a Terra, Rann, Thanagar e o desconhecido Xanshi, o que provocaria o colapso da galáxia. Eles se dividem e conseguem salvar os três primeiros, mas convencido de que poderia cuidar de Xanshi sozinho, o Lanterna impede o Caçador de Marte de ajudá-lo. Quando ele encontra a bomba que destruiria o planeta, ela está inteiramente pintada de amarelo, e ele não consegue impedí-la de explodir.

Próximo episódio: "Na noite mais escura, parte 2".

_\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário