Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Utilizando o Dropbox para backup e controle de versão de projetos no Dreamweaver - parte 2

Na primeira parte desta postagem dupla, mostrei como criar um projeto no Dreamweaver sincronizado com o Dropbox. Mas como utilizar esse recurso para controle de versão dos arquivos do projeto? Abaixo, apresento algumas dicas para isso. Não esqueça, o Dropbox pode ser baixado aqui.

Dica 1: alternando entre computadores
Você começou um projeto no computador do trabalho, e foi para casa. O Dropbox sincronizou e silenciosamente copiou seus arquivos em todos os seus computadores. Para continuar de onde parou, não esqueça de atualizar os arquivos na pasta do servidor de desenvolvimento web, clicando no botão “Get file(s) from…” (a setinha para baixo) do Dreamweaver.


Dica 2: voltando a uma versão anterior de um arquivo
Por algum motivo, você precisa voltar um arquivo ao que ele era antes de uma alteração. Encontre o arquivo na pasta do Dropbox, e clique nele com o botão direito. No menu de contexto, aponte o ponteiro para “Dropbox”, e clique no item “View Previous Version”.


O Dropbox vai ser aberto no browser padrão, mostrando todas as versões do arquivo desde a sua criação. A listagem indica quem editou, em qual computador, a data de edição e o tamanho do arquivo. Selecione a versão desejada (observe que versão atual não pode ser selecionada), e clique no botão “Restore”. O arquivo será restaurado à versão selecionada em todos os seus computadores, sendo criada uma nova versão.


Dica 3: recuperando um arquivo excluído
Você excluiu um arquivo do projeto, mas arrependeu-se e o quer de volta. Na pasta do Dropbox, clique com o botão direito na pasta que continha o arquivo. No submenu do Dropbox, clique no item “Browse on Dropbox Website”.


O Dropbox abre-se no browser, apresentando a pasta selecionada e seus arquivos. Opa, mas onde está o arquivo excluído? Clique no ícone “Show deleted files”, a lixeirinha ao lado da caixa de pesquisa, para que eles sejam mostrados. Marque o arquivo, clicando na linha do registro, e depois no botão “Restore”. O arquivo será restaurado em todos os seus computadores. Ufa! Seu dia de trabalho não foi perdido!


Dica 4: compartilhando um projeto
Uma das vantagens do SubVersion é permitir que várias pessoas trabalhem no projeto ao mesmo tempo. Embora não tenha tanto recursos quanto ele, o Dropbox também permite que várias pessoas trabalhem nos mesmos arquivos, basta compartilhar a pasta desejada. Mais uma vez, comece indo à pasta do Dropbox, e clicando com o botão direito na pasta que contém os arquivos fonte do projeto. No submenu do Dropbox, clique no item “Browse on Dropbox Website”.




A já conhecida tela do Dropbox abre-se no browser. Clique no ícone “Shared folder options”, a pastinha com um arco-íris próxima à caixa de pesquisa. No campo “Invite collaborators to this folder”, digite os e-mails das pessoas que irão participar do projeto, separados por espaço ou vírgula.




Se quiser, digite uma mensagem para as pessoas que estão sendo convidadas. Clique no botão “Share folder” e sua parte está concluída. Os colaboradores receberão um e-mail informando do compartilhamento da pasta. Após a instalação do Dropbox em suas máquinas, ou caso eles já sejam usuários do aplicativo, eles devem ir à página do Dropbox. No menu à esquerda da tela, o Dropbox mostra ao lado de “Sharing” que existe um novo compartilhamento.




Após clicar em “Sharing”, o Dropbox mostra a tela de compartilhamentos, com uma mensagem informando que há um novo disponível. Clique no item, e caso o Dropbox peça para confirmar o endereço de e-mail, permita que ele faça isso. Após confirmar, volte à tela “Sharing” e clique novamente no item novo.




O Dropbox pergunta se o colaborador deseja aceitar ou recusar o compartilhamento. Caso aceite, ele cria a pasta compartilhada na raiz da pasta do Dropbox do colaborador. Pronto! Todos os colaboradores e o dono da pasta podem trabalhar nos arquivos contidos nela. Todas os arquivos criados, editados e excluídos pelo proprietário e pelos colaboradores serão automaticamente sincronizados para todos.


É isso! Dúvidas, basta perguntar nos comentários.


\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário