Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

2008M: a supernova brasileira

Em 1997, a astrônoma brasileira Duilia de Mello (do blog Mulher das Estrelas), descobriu a supernova SN1997D, quando ainda era bolsista do CNPq. Atualmente ela trabalha para a Nasa. A segunda supernova brasileira (pelo que pude apurar, por favor me corrija se eu estiver errado) foi descoberta no último dia 15 por Carlos Colesanti, Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e Tasso Napoleão e foi feita no Observatório CEAMIG-REA em Belo Horizonte. Ela recebeu a denominação 2008M, porque foi a 13ª supernova descoberta em 2008 (a letra M é a 13ª do alfabeto).

A SN1997D, a quarta de 1997, foi descoberta em 14 de janeiro. E em 15 de janeiro de 2008 já estava sendo descoberta a 13ª do ano. Será que as supernovas estão explodindo cada vez em número maior? Então, será que o mundo não será destruído por um asteróide gigante, mas por uma explosão gigante? Que nada...

A tecnologia atual permite uma identificação mais fácil de corpos celestes como as supernovas. Por isso o número maior de descobertas a cada ano. De qualquer forma, parabéns aos cientistas brasileiros, que a cada dia destacam-se mais no cenário mundial, a despeito da falta de apoio e reconhecimento que lhes falta no Brasil. E não só do governo, mas de todos nós.

Ah sim, a imagem acima mostra a 2008M, indicada pela linha vermelha. Ela fica na periferia da galáxia ESO 121-G 026, a pouco mais de cem milhões de anos-luz da Terra.

_\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário