Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 5 de abril de 2009

GP da Malásia 2009

Largada limpa no GP da Malásia. Foi a vez do Button largar mal e cair para 4º, mas logo passou o Alonso e recuperou ao menos o 3º lugar. Os três brasileiros largaram muito bem, ganhando cada um quatro posições: Barrichello pulou para 5º, Massa para 12º e Piquet para 13º. Quem se deu bem foi Rosberg, que largando muito bem e aproveitando as mancadas de Button e Trulli, assumiu a ponta. Barrichello precisou apenas de duas tentativas, em duas curvas seguidas, para também ultrapassar o Alonso, assumindo a 4ª posição, logo atrás do seu companheiro de Brawn. Quando tudo se acalma, Barrichello é o carro mais rápido na pista, aproximando-se do Button. Algumas voltas depois Rosberg mostra apetite para vencer a corrida, fazendo também a volta mais rápida.
Vettel, com o carro mais leve do grid, abre a temporada de pit stops. O próximo a parar é o líder, Rosberg, parando antes do previsto. Ele volta em 4º, logo atrás do Barrichello. Trulli também para, entregando o bastão para o Button e retornando, como Barrichello, também em 4º. O brasileiro aproveita pra voar na pista, fazendo novamente a volta mais rápida. Raikkonen entra nos boxes, e já coloca os pneus para chuva, apesar dela ainda não ter começado. Button para também, entregando a ponta para o Barrichello, mas ao contrário do Raikkonen sai ainda com os pneus para pista seca. Na volta seguinte Barrichello faz o mesmo, ou seja, a Brawn não está apostando na chuva. Uma das duas estratégias vai se mostrar furada em alguns instantes. Apesar da parada, Button manteve a ponta, enquanto que Barrichello voltou em 4º, pressionando o Trulli. E então a chuva que tanto ameaçou chegou, tirando Alonso da pista e fazendo todo mundo voltar aos boxes, exceto o Raikkonen e quem ainda não tinha parado como o Massa. As quatro primeiras posições não se alteraram, mas foram beneficiados Hamilton, Massa e Piquet, que pularam para 7º, 8º e 9º, respectivamente. Webber é o 6º, alternando-se em várias ultrapassagens seguidas com o Hamilton. Mas o australiano conseguiu se manter na frente e ainda passou o Heidfeld.

Glock, um dos poucos a usar os pneus intermediários como o Webber, está 7s mais rápido que os outros e vai passando com facilidade. Barrichello passa o Trulli e assume o 3º posto. A chuva aumenta enquanto Massa ultrapassa o Hamilton, chegando nos pontos, e Barrichello passa o Rosberg, prometendo mais uma dobradinha da Brawn em 2º. A chuva, zombeteira, diminui de novo, e vários carros voltam aos boxes para colocar os pneus intermediários, entre eles Barrichello. Glock, que vinha voando, assume a ponta quando Button para. Mas Glock também vai aos boxes, e Button volta para "sua" posição. Aí a chuva resolve despencar de vez, obrigando todos os mecânicos a correrem para atender seus pilotos mais uma vez nos pits. Aliás, despencar não, agora é tempestade mesmo, e a direção de prova coloca o safety car na pista. Sinceramente, está complicado acompanhar a classificação!

E aí acontece algo que não se vê a muito tempo: bandeira vermelha, corrida paralisada. Pela TV dá pra perceber uma camada de água bastante alta na pista. Todos param no grid, posicionando-se de acordo com a classificação atual em fila única. Os oito primeiros são Button, Clock, Heidfeld, Trulli, Barrichello, Hamilton, Rosberg e Webber. Massa, azarado, é o 9º. Webber no momento aproveita para conversar com todos os pilotos. O que ele está armando? Aparentemente, ele quer o fim da corrida, e deve ter o apoio da maioria dos pilotos. Quando essa tempestade passar, o sol já deverá ter se posto na Malásia.

Finalmente a chuva dá uma trégua, passando de "tempestade" para chuva normal, e a direção de prova começa a montar o grid para a relargada. Após quase 1 hora de paralisação, os pilotos já estão de volta aos carros, os motores foram acionados e em 2 minutos devemos ter a relargada atrás do safety car. E aí chega a mensagem da direção da prova: "The race will be not restarted." Ou seja, corrida encerrada, metade dos pontos para cada um dos oito primeiros, porque não foram completados 3/4 da corrida. Segunda vitória seguida da Brawn e de Button, mas dessa vez valendo 5 pontos. Confira a classificação final:

1º Jenson Button
2º Nick Heidfeld
3º Timo Glock
4º Jarno Trulli
5º Rubens Barrichello
6º Mark Webber
7º Lewis Hamilton
8º Nico Rosberg
9º Felipe Massa
10º Sebastien Bourdais
11º Fernando Alonso
12º Kazuki Nakajima
13º Nelsinho Piquet
14º Kimi Räikkönen
15º Sebastian Vettel
16º Sebastien Buemi
17º Adrian Sutil
18º Giancarlo Fisichella
Ret Robert Kubica
Ret Heikki Kovalainen

_\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário