Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 19 de abril de 2009

GP da China 2009

Choveu muito forte em Xangai antes da corrida. Na hora da largada ela ainda não havia parado, apenas diminuído de intensidade. Com a pista muito molhada, a largada é feita atrás do safety car. Com visibilidade quase nula e ainda muita água na pista, o safety car deve passar muitas voltas guiando o desfile de carrinhos coloridos. Então, pouca coisa acontece: somente algumas saídas da pista, por conta de aquaplanagem ou problemas com aquecimento dos freios. Adrian Sutil chegou a precisar ir aos boxes trocar os pneus, por conta de um passeio à caixa de brita, mas que não afetou em nada a corrida, já que ele era o penúltimo colocado. Quem mudou um pouco a corrida foi o Rosberg, o 7º, que fez uma parada para encher o tanque de combustível.

Com 7 voltas completadas, Alonso, o piloto mais leve do grid, resolve fazer seu pit stop. Péssima idéia, porque exatamente na hora em que ele sai dos boxes a direção de prova anuncia que o safety car volta aos boxes na volta seguinte. Isso realmente acontece, mas, cautelosos, ninguém briga por posições imediatamente. Raikkonen erra e cede a passagem ao Hamilton. Depois o finlandês reclama pelo rádio que tem problemas no motor. Massa também faz ultrapassagens e já é o 10º, enquanto Hamilton pula para 5º. Barrichello também escapou da pista e Button aproveitou para passar por ele. Enquanto o abusado Hamilton rodava e caía para 10º, Massa passava o Raikkonen e assumia a 7ª posição. Aliás, quem está "guiando" o Massa é o Buemi, que com sua Toro Rosso vai passando por todos. Ele passou o Trulli para pegar o 5º lugar, e agora é o Massa quem ataca o italiano. Ele força e consegue a ultrapassagem.

Webber inicia a rodade de pit stops depois de realmente iniciada a corrida. Vettel também para, entregando a ponta para o Button. Trulli, muito lento, é atropelado pelo Kubica. O polonês perde o bico, mas o italiano perdeu totalmente a asa traseira, enchendo a pista de pedaços do carro. Com isso o safety car volta à pista. Bom para o Barrichello, que tem a chance de se aproximar do Button. Bom também para o Massa, que vem numa boa corrida com chances de fazer apenas uma parada nos boxes, caso as condições da pista permaneçam as mesmas. A Brawn chama seus dois carros ao mesmo tempo nos boxes, mas a distância entre eles impede por alguns segundos a fila no atendimento. Mesmo com o safety car guiando, Buemi também acerta a traseira do Vettel.

Mais uma vez, a Ferrari deixa o Massa na mão. Com um pódio quase garantido perdido, ele encosta o carro na reta, com o motor apagado. A Ferrari anuncia um problema elétrico. Duas voltas depois o safety car volta aos boxes. Aliás, o Massa entregou seu lugar no pódio ao Hamilton, que já é o 4º numa corrida excelente. Raikkonen para nos boxes, e assim Barrichello sobe para 6º. Piquet, numa corrida horrível em penúltimo lugar, rodou sozinho e bateu numa placa daquelas que indicam a distância da curva, de isopor, quebrando bico do carro. Button esqueceu que precisava frear pra fazer a curva e foi passado facilmente pelo Webber. Depois foi a vez do Webber errar e permitir a ultrapassagem do Button. Mas o australiano se recupera logo depois, dessa vez sem ter que se aproveitar de erros. Os dois carros da Brawn no momento estão mais lentos que o esperado e enfrentando dificuldades para manter suas posições.

A corrida está nas mãos da Red Bull. Os dois carros são os mais rápidos da pista, e Vettel é o dono da melhor volta da corrida, além do 1º lugar. Com as paradas nos boxes, Barrichello conseguiu subir para o 4º lugar, enquanto Button é o 3º. Vettel faz sua última parada nos boxes, voltando atrás do Button. Alonso jogou sua ótima corrida fora, ao rodar e perder muito tempo na grama, voltando só em 13º. O líder Webber também para pela última vez, voltando, como o Vettel, em 3º, logo a frente do Barrichello. Com algum esforço e uma pequena escapada, Vettel conseguiu ultrapassar o Button, voltando ao seu lugar na ponta. Enquanto Button para, Barrichello faz a melhor volta da prova. Button voltou em 4º. E então Barrichello para, retornando em 5º, atrás do Buemi. Depois que o suíço para, Barrichello volta para o 4º lugar.

Para animar no final, a chuva aumentou, provocando mais escapadas da pista. Uma do Piquet, que ninguém notou, e uma do Hamilton, sendo superado pelo Kovalainen. O finlandês agora ameaça o Barrichello, que na última parada não trocou os pneus. Sutil, que ia terminar com uma vitória para a Force India (6º lugar), bateu forte. Apesar de espalhar muitos pedaços do carro na pista, não foi necessária mais uma intervenção do safety car. Vettel vence de novo, na chuva de novo, a primeira vitória da equipe de novo, só que dessa vez na Red Bull. É Mark Webber, se cuida! O australiano completou a dobradinha da equipe chegando em segundo, e a dobradinha da Brawn teve Button em 3º e Barrichello em 4º. Confira o resultado final:

1º Sebastian Vettel
2º Mark Webber
3º Jenson Button
4º Rubens Barrichello
5º Heikki Kovalainen
6º Lewis Hamilton
7º Timo Glock
8º Sebastien Buemi
9º Fernando Alonso
10º Kimi Räikkönen
11º Sebastien Bourdais
12º Nick Heidfeld
13º Robert Kubica
14º Giancarlo Fisichella
15º Nico Rosberg
16º Nelsinho Piquet
17º Adrian Sutil
Ret Kazuki Nakajima
Ret Felipe Massa
Ret Jarno Trulli

_\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário