Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 14 de setembro de 2008

GP da Itália

Como previsto corretamente pela metereologia, o dia já amanheceu com chuva forte em Monza. No momento da largada não chove, mas a pista está encharcada. Por causa disso, há um novo carro na pole: o safety car. A largada foi feita com o carro de segurança já na pista, mas ele deve sair em algumas voltas. Bourdais não conseguiu largar com problemas mecânicos, por isso Massa ganhou uma posição. Com a saída do safety car, Vettel consegue manter a primeira posição com facilidade, já que ele é o único que consegue enxergar o que vem à frente. Aliás, houve poucas tentativas de ultrapassagem, todas falhas. Raikkonen e Hamilton, nessa ordem, ficam várias voltas presos atrás da Force India do Fisichella (!!), mas o finlandês finalmente consegue passar. Uma volta depois foi a vez do Hamilton. Ótimo, agora eles estão em 11º e 12º... Duas voltas depois, Hamilton passou o Raikkonen.
Bela ultrapassagem do Massa! Na primeira tentativa, ele ficou por fora na chicane, e na segunda perna ficou fora do traçado, o que facilitou para o Rosberg devolver o golpe. Na próxima chicane, mais uma vez Massa saiu do traçado, passou totalmente por cima da zebra e conseguiu ultrapassar. Mas, com receio de ser punido por usar a zebra, Massa devolveu a posição. Logo depois passou pela terceira vez, dessa vez na reta e sem chance para dúvidas. Agora ele é o 4º e ainda fez a volta mais rápida. Hamilton agora passa por Glock, colocando o adversário na grama. Será que vem mais punição por aí? Depois ele passa também pelo Kubica, alcançando a 8ª posição. Raikkonen estacionou em 12º. Alonso foi a nova vítima do Hamilton, que passou na reta mas tocou na Renault. Essa ousadia do inglês está lhe rendendo uma ótima corrida, mas pode lhe causar prejuízo se a punição vier. A pista já está bem melhor, e praticamente não há mais spray. Hamilton ainda passou pelo Trulli, mas errou e levou o troco. 

Vettel foi um dos primeiros a fazer o pit stop, voltando em 4º. Algumas voltas depois foi a vez do ponteiros, Kovalainen, Weber e Massa, que entram e saem dos boxes nessa ordem. Enquanto isso, Hamilton passou mais uma vez pelo Trulli, dessa vez pra valer. E já ataca o Rosberg em seguida, deixando mais um para trás. Quando já estava em 2º e aproximando-se do Vettel, Hamilton finalmente faz sua parada. E deve ser a única. Ele voltou em 8º, logo atrás do Massa. A vantagem do Massa é de 10s, mas ele ainda precisa fazer mais um pit stop.

Massa vai aos boxes para sua segunda parada, aparentemente antecipando para poder colcocar pneus intermediários. Kovalainen, Kubica e Weber imitam o brasileiro na volta seguinte. Se não voltar a chover, os quatro estarão em vantagem. Mas se chover... Hamilton rendeu-se e voltou aos boxes para colocar os pneus intermediários, para felicidade do Massa. Piquet finalmente faz sua primeira e única parada, quando já era o 3º. Mais um pódio para calar de vez a boca grande do Alonso? Infelizemente não, como mostra a seqüência da corrida. Massa, que quando parou saiu da zona de pontuação, já é o 6º e fazendo volta mais rápida. E Hamilton está logo atrás dele, e toma a volta mais rápida para si. Massa força e consegue passar pelo Heidfeld, mais uma vez pela zebra, e devolve a posição. O ruim é que o Hamilton já está colado atrás dele. Enquanto tudo isso acontece, Vettel lidera com facilidade.

Hamilton tem dificuldade para passar o Massa, mas parece ser questão de tempo. A Ferrari não tem o mesmo rendimento que a McLaren, nitidamente. Com a pista secando, Massa melhora e agora está mais rápido do que o Hamilton, conseguindo inclusive aumentar a diferença para o inglês. Hamilton perdeu tanto rendimento que agora é pressionado pelo Weber, que infelizmente se afobou, tocou na McLaren e perdeu a chicane. Faltando duas voltas, Hamilton volta a pressionar o Massa, mas terminam em 6º e 7º.

E quem venceu? Vitória histórica e espetacular para Sebastian Vettel! O piloto mais jovem a vencer uma corrida, na Itália com uma equipe italiana que usa motor Ferrari. Quer saber mais? A alguns anos, a equipe Toro Rosse era a Minardi! E o campeonato continua embolado, agora Massa está a apenas 1 ponto do Hamilton, enquanto que Kubica deixa o Raikkonen de vez pra trás e se aproxima dos líderes. Confira o resultado final:

1º Sebastian Vettel
2º Heikki Kovalainen
3º Robert Kubica
4º Fernando Alonso
5º Nick Heidfeld
6º Felipe Massa
7º Lewis Hamilton
8º Mark Webber
9º Kimi Räikkönen
10º Nelsinho Piquet
11º Timo Glock
12º Kazuki Nakajima
13º Jarno Trulli
14º Nico Rosberg
15º Jenson Button
16º David Coulthard
17º Rubens Barrichello
18º Sebastien Bourdais
19º Adrian Sutil
Ret Giancarlo Fisichella

_\\//

Um comentário: