Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 7 de setembro de 2008

GP da Bélgica

Sem chuva, mas com a pista levemente molhada, a largada foi extremamente cautelosa. Aliás, nunca vi uma largada tão tranqulia assim em Spa. Hamilton conseguiu manter a posição, mas Raikkonen, que tomou o 3º lugar do Kovalainen na saída, rapidamente também passou o Massa. Na segunda volta, Hamilton rodou e ficou pra trás sem dar trabalho para o finlandês, que assumiu a liderança, porém o Massa não o imitou. Após algumas voltas, Hamilton já se distancia do Massa e se aproxima do Raikkonen, fazendo volta mais rápida atrás da outra. Mas o Raikkonen respondeu, fazendo a volta mais rápida também e conseguindo manter a distância.

Com apenas 11 voltas, Hamilton vai aos boxes. Estratégia ou problema no carro? Estratégia, pois o Raikkonen também entrou. Com ambas as paradas, Massa assume a ponta. Mas ele fez o seu pit stop na volta seguinte, retornando ao 3º lugar. Algumas voltas depois, Piquet rodou, bateu e abandonou. O que foi uma pena, pois a estratégia de fazer apenas uma parada parecia estar funcionando. Algumas voltas depois foi a vez do Barrichello, aparentemente por problemas mecânicos. Depois em entrevista ele mesmo explicou: um problema no câmbio o deixou sem a sexta marcha.

Após um segundo trecho da corrida em que não aconteceu quase nada, Raikkonen e Hamilton vão aos boxes ao mesmo tempo, com o finlandês mantendo a ponta. Massa mais uma vez passou, mas a vantagem do Raikkonen era muito grande. Se conseguir se manter mais voltas na pista, Massa pode passar pelo menos o Hamilton. Enquanto isso, a metereologia prevê chuva para o final da corrida. Massa faz o seu pit stop, mas volta ainda em 3º. Nesse momento, Hamilton é mais rápido e se aproxima do Raikkonen. A boa notícia é que agora o Massa também consegue se aproximar de ambos.

Faltando 6 voltas, começa a cair um chuva fininha. E o Hamilton agora pressiona o Raikkonen, enquanto o Massa, poupando o carro, ficou para trás. Hamilton, bem mais rápido, consegue ultrapassar numa manobra duvidosa. Na primeira tentativa, Raikkonen impediu a passagem e Hamilton saiu da pista, ultrapassando por fora. O regulamento manda e Hamilton devolveu a posição, mas de uma forma que o favoreceu na segunda tentativa, essa sim bem sucedida. Porém, logo depois, Hamilton erra e Raikkonen recupera a ponta, só para mais a frente rodar também e perder de novo o primeiro lugar. Nesse momento, a pista está bem escorregadia por causa da garoa, e todos têm dificuldade em manter o carro na pista. Raikkonen bate e está fora. Hamilton e Massa se arrastam na última volta para chegar em 1º e em 2º. Heidfeld, que na pernúltima volta estava bem atrás, entrou nos boxes, colocou pneus intermediários, e conseguiu chegar em 3º.

Devo confessar que hoje não assisti a corrida ao vivo, porque fui à igreja pela manhã. E por isso já vi que o resultado da corrida não foi esse. Penalizado pela manobra ilegal sobre Raikkonen, Hamilton teve o seu tempo total de prova aumentado em 25 segundos, caindo para a 3ª posição. Espetacular para o Massa: agora ele está apenas 2 pontos atrás do Hamilton, e praticamente obriga a Ferrari a dar prioridade ao brasileiro, já que Raikkonen agora está quase fora da disputa. Confira o resultado final oficial da prova, já com a penalidade do Hamilton:

1º Felipe Massa
2º Nick Heidfeld
3º Lewis Hamilton
4º Fernando Alonso
5º Sebastian Vettel
6º Robert Kubica
7º Sebastien Bourdais
8º Timo Glock
9º Mark Webber
10º Heikki Kovalainen
11º David Coulthard
12º Nico Rosberg
13º Adrian Sutil
14º Kazuki Nakajima
15º Jenson Button
16º Jarno Trulli
17º Giancarlo Fisichella
18º Kimi Räikkönen
Ret Rubens Barrichello
Ret Nelsinho Piquet

_\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário