Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

TV digital pode impedir gravação de programas

Você passou a década de 1990 gravando seus programas favoritos da TV no videocassete? E comprou um gravador de DVD para manter a tradição de não perder a F1 que passa de madrugada, ou o filme do SBT que passa no mesmo horário da novela da Globo? Pois saiba que isso pode acabar com a TV digital.

Não sei de que quem foi essa idéia genial, mas o governo ainda não decidiu se os conversores e aparelhos aptos a receber o sinal HD TV permitirão a gravação da programação veiculada. Aparentemente, teme-se que se forme aí um canal para pirataria com qualidade digital.

Ora, alguém realmente acredita que privar os telespectadores de uma tecnologia utilizada a 20 anos no país vai resolver o problema da pirataria? Tenha dó! Se o cara quer copiar e revender ilegalmente um filme, existem dezenas, talvez milhares de maneiras de ter acesso a uma cópia. No mínimo ele entra na loja e compra uma cópia original.

No caso de novelas e programas esportivos, materiais normalmente não distribuídos em DVD, basta um contato dentro da emissora que repasse o vídeo, muitas vezes antes de ir ao ar. Se isso acontece em Hollywood, por que não aconteceria na Rede Globo?

Peço ao senhores membros do comitê gestor da TV digital brasileira que não pensem que uma medida como essa vai evitar a pirataria, mas que com certeza vai diminuir, e muito, a audiência das emissoras. E lembro aos senhores que Lei 9.610 (disponível aqui), proíbe a reprodução de obra audiovisual para fins comerciais ou para difusão pública sem o consentimento do autor, mas não proíbe o armazenamento para uso pessoal (capítulo IV artigo 46, confira lá). Portanto senhores, a idéia de permitir a gravação sem permitir a cópia em outra mídia também vai contra a legislação em vigor.

E você, o que acha? A gravação do conteúdo da TV digital deve ser liberado ou não? Comente!

_\\//

2 comentários:

  1. Acho que é só uma questão de tempo até descobrirem como burlar esse mecanismo. Ou seja, uma perda de tempo.

    ResponderExcluir
  2. Basta passar numa placa de captura e tchum. Só vai dificultar pra a galera normal de casa, quem mexe com computador vai saber gravar.

    ResponderExcluir