Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 10 de maio de 2009

GP da Espanha 2009

Dois brasileiros mostraram toda a sua disposição para essa corrida logo na largada: Barrichello passou por Vettel e Button e assumiu a ponta. Massa também não deu bola para o Vettel e tomou a 3ª posição. O terceiro brasileiro, Piquet, não largou bem e caiu para 13º, ficando por aí e completamente sumido durante toda a corrida. Logo depois, um acidente entre uma Force India e uma Toyota tirou ambas e ainda as duas Toro Rosso da corrida, além de prejudicar mais alguns carros. O safety car foi para a pista, saindo seis voltas depois, mas sem provocar mudanças na classificação.

Barrichello e Button alternaram a melhor volta da prova antes da primeira parada. Massa estava um pouco mais lento, mas conseguia acompanhar os dois, com Vettel um pouco atrás. No momento em que começaram as paradas nos boxes, a Ferrari do Raikkonen o deixou a pé. Button parou primeiro, e o Barrichello na volta seguinte. Mas a parada do brasileiro foi bem mais rápida, então ele voltou não só à frente, mas com grande vantagem. Seu pit stop foi tão rápida que indica uma estratégia de três paradas. Massa parou nos boxes no mesmo momento que seu perseguidor, Vettel, mas conseguiu voltar à pista ainda na frente.

Barrichello fez sua parte no segundo trecho da corrida, sendo constantemente bem mais rápido do que Button, e até melhorando a volta mais rápida da prova. Aliás, o Button estava até sendo alcançado pelo Massa, com o Vettel ainda na cola. Com uma vantagem de 13,5 segundos, Barrichello fez sua segunda parada, tão rápida quanto a primeira. Ele voltou atrás do Vettel, em 4º.

Já no seu terceiro trecho, segundo para os demais, Barrichello não conseguiu manter o mesmo ritmo do Button, perdendo mais ou menos 0,5 segundo por volta. Já o Massa e o Vettel se mantiveram muito rápidos, alcançando o Button. Mais uma vez eles pararam na mesma volta, e voltaram para a corrida ainda com o Vettel colado atrás. Button fez sua segunda e última parada, e Barrichello voltou para a ponta.

Mas aí Barrichello antecipou sua terceira parada, parando apenas algumas voltas depois do Button, e voltou atrás dele, praticamente acabando com suas chances de vitória. E, de surpresa, Webber fez uma segunda parada muito rápida, ultrapassando ao mesmo tempo o Vettel e o Massa, e depois ainda perseguiu o Barrichello. Com risco de parar por pane seca, Massa teve que diminuir o ritmo e permitir a ultrapassagem do Vettel.

Apesar de uma excelente largada, umas das melhores dos últimos tempos (desde aquela inesquecível do Massa na Hungria no ano passado), Barrichello foi prejudicado pela má escolha de estratégia da equipe, que lhe tirou a chance de brigar pela vitória com o Button. De qualquer forma, mais uma dobradinha da Brawn, ótimo resultado para ambos os pilotos. Já o Massa, que teve que diminuir mais ainda o ritmo, acabou perdendo a posição também para o Alonso. O espanhol chegou em 5º, e Massa veio sofridos e aparentemente intermináveis segundos depois, já bastante lento e praticamente sem combustível. Por muito pouco ele não perdeu mais uma posição, para o Heidfeld. O resultado final:

1º Jenson Button
2º Rubens Barrichello
3º Mark Webber
4º Sebastian Vettel
5º Fernando Alonso
6º Felipe Massa
7º Nick Heidfeld
8º Nico Rosberg
9º Lewis Hamilton
10º Timo Glock
11º Robert Kubica
12º Nelsinho Piquet
13º Kazuki Nakajima
14º Giancarlo Fisichella
Ret Kimi Räikkönen
Ret Heikki Kovalainen
Ret Jarno Trulli
Ret Sebastien Buemi
Ret Sebastien Bourdais
Ret Adrian Sutil

_\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário