Uma largada sem incidentes na China. Mais uma vez, os dois excelentes “largadores” da Ferrari ganharam posições: Alonso pulou para 2º, Massa para 3º. Raikkonen caiu para 4º. Na volta 5, no meio da reta dos boxes, Alonso aproveitou-se do DRS e passou o Hamilton por fora. Para não ficar para trás, na freada no final da mesma reta o Massa também passou o inglês da Mercedes, desta vez por dentro. Logo depois, Hamilton abriu a janela de pits, no que foi logo imitado pelo próprio Alonso e pelo Raikkonen. Massa e Grosjean fizeram o mesmo na volta seguinte.
A parada foi mais prejudicial ao Massa, que perdeu posições para o Hamilton e o Raikkonen. Lá no meio do grid, Gutierrez acertou a traseira do Sutil, tirando a ambos da corrida. Alonso, Raikkonen e Massa continuaram o bom ritmo, realizando várias ultrapassagens. Talvez percebendo que logo seria ameaçado por este trio, mais o Hamilton, Vettel logo fez sua parada. No meio do grid, Webber desentendeu-se numa tentativa de ultrapassagem com o Vergne, bateu e prejudicou o bico do carro, indo aos boxes. Depois de voltar à pista, reclamou da suspensão traseira e tentou voltar lento para casa. Mas o pneu traseiro direito não queria ir junto, soltou-se e saiu rolando sozinho pela pista, e o australiano foi obrigado a encostar onde estava mesmo.
Enquanto isso, Raikkonen também perdeu um pedacinho do bico na traseira da McLaren do Pérez. Aparentemente o prejuízo foi pequeno, pois o Homem de Gelo logo fez a ultrapassagem. Na volta 20, Massa e Rosberg inauguraram uma nova janela de pits. Sem oferecer resistência, Button cedeu o 1º lugar ao Alonso. Rosberg voltou aos boxes mais duas vezes seguidas: uma para tentar corrigir algum problema, a segunda para desistir de vez da prova. Algumas voltas depois, Alonso e Button fizeram suas paradas, que no caso do inglês foi a primeira.
Na volta 29, Alonso novamente tomou o 1º lugar de um carro com um pit stop a menos, desta vez o Vettel. Logo depois, a equipe chamou o alemão aos boxes. Ele retornou à pista atrás do Massa, mas por pouco tempo, pois na mesma volta já fez a ultrapassagem sobre o ferrarista. O consumo de pneus na pista chinesa é bastante alto, o que faz com que a diferença de desempenho entre pneus novos e usados também seja muito grande.
Massa fez sua última parada na volta 37, juntamente com o Hulkenberg. O brasileiro levou a melhor na disputa na saída dos boxes, e ganhou a posição. Hamilton também fez sua última parada, logo depois. A Ferrari chamou o Alonso para parar pela última vez na volta 41. Ele perdeu a posição para o Vettel, mas o alemão ainda pararia de novo, obrigatoriamente, para colocar pela primeira vez os pneus macios. Contudo, ele nem esperou por esta oportunidade, fazendo logo a ultrapassagem.
Alonso, na ponta, fez várias vezes a volta mais rápida. No rádio, ele informou à equipe que nem estava forçando o carro. Na volta 50, a 7 do final, Button fez sua última parada. Ele voltou em 7º, atrás do Massa. Com pneus macios novos contra médios desgastados, Button não teve absolutamente nenhuma dificuldade para tomar a posição do Massa. Na volta seguinte, Vettel finalmente foi chamado para fazer sua última parada, retornando à pista em 4º.
Ajudando um pouquinho o Massa, Di Resta ainda fez uma última parada. Massa, com isso, ganhou o 6º lugar. Enquanto Alonso vencia sua primeira corrida no ano, e Raikkonen passava tranquilamente em 2º, Vettel pressionou e até tentou uma ultrapassagem, mas mesmo assim passou em 4º, atrás do Hamilton. O resultado final:
1 Fernando Alonso (Ferrari)
2 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
3 Lewis Hamilton (Mercedes)
4 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
5 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
6 Felipe Massa (Ferrari)
7 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
8 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
9 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
10 Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari)
11 Sergio Perez (McLaren-Mercedes)
12 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
13 Valtteri Bottas (Williams-Renault)
14 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
15 Jules Bianchi (Marussia-Cosworth)
16 Charles Pic (Caterham-Renault)
17 Max Chilton (Marussia-Cosworth)
18 Giedo van der Garde (Caterham-Renault)
Ret Nico Rosberg (Mercedes)
Ret Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
Ret Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
Ret Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari)
\\//_
Nenhum comentário:
Postar um comentário