Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 14 de abril de 2013

GP da China 2013

Uma largada sem incidentes na China. Mais uma vez, os dois excelentes “largadores” da Ferrari ganharam posições: Alonso pulou para 2º, Massa para 3º. Raikkonen caiu para 4º. Na volta 5, no meio da reta dos boxes, Alonso aproveitou-se do DRS e passou o Hamilton por fora. Para não ficar para trás, na freada no final da mesma reta o Massa também passou o inglês da Mercedes, desta vez por dentro. Logo depois, Hamilton abriu a janela de pits, no que foi logo imitado pelo próprio Alonso e pelo Raikkonen. Massa e Grosjean fizeram o mesmo na volta seguinte.

A parada foi mais prejudicial ao Massa, que perdeu posições para o Hamilton e o Raikkonen. Lá no meio do grid, Gutierrez acertou a traseira do Sutil, tirando a ambos da corrida. Alonso, Raikkonen e Massa continuaram o bom ritmo, realizando várias ultrapassagens. Talvez percebendo que logo seria ameaçado por este trio, mais o Hamilton, Vettel logo fez sua parada. No meio do grid, Webber desentendeu-se numa tentativa de ultrapassagem com o Vergne, bateu e prejudicou o bico do carro, indo aos boxes. Depois de voltar à pista, reclamou da suspensão traseira e tentou voltar lento para casa. Mas o pneu traseiro direito não queria ir junto, soltou-se e saiu rolando sozinho pela pista, e o australiano foi obrigado a encostar onde estava mesmo.

Enquanto isso, Raikkonen também perdeu um pedacinho do bico na traseira da McLaren do Pérez. Aparentemente o prejuízo foi pequeno, pois o Homem de Gelo logo fez a ultrapassagem. Na volta 20, Massa e Rosberg inauguraram uma nova janela de pits. Sem oferecer resistência, Button cedeu o 1º lugar ao Alonso. Rosberg voltou aos boxes mais duas vezes seguidas: uma para tentar corrigir algum problema, a segunda para desistir de vez da prova. Algumas voltas depois, Alonso e Button fizeram suas paradas, que no caso do inglês foi a primeira.

Na volta 29, Alonso novamente tomou o 1º lugar de um carro com um pit stop a menos, desta vez o Vettel. Logo depois, a equipe chamou o alemão aos boxes. Ele retornou à pista atrás do Massa, mas por pouco tempo, pois na mesma volta já fez a ultrapassagem sobre o ferrarista. O consumo de pneus na pista chinesa é bastante alto, o que faz com que a diferença de desempenho entre pneus novos e usados também seja muito grande.

Massa fez sua última parada na volta 37, juntamente com o Hulkenberg. O brasileiro levou a melhor na disputa na saída dos boxes, e ganhou a posição. Hamilton também fez sua última parada, logo depois. A Ferrari chamou o Alonso para parar pela última vez na volta 41. Ele perdeu a posição para o Vettel, mas o alemão ainda pararia de novo, obrigatoriamente, para colocar pela primeira vez os pneus macios. Contudo, ele nem esperou por esta oportunidade, fazendo logo a ultrapassagem.

Alonso, na ponta, fez várias vezes a volta mais rápida. No rádio, ele informou à equipe que nem estava forçando o carro. Na volta 50, a 7 do final, Button fez sua última parada. Ele voltou em 7º, atrás do Massa. Com pneus macios novos contra médios desgastados, Button não teve absolutamente nenhuma dificuldade para tomar a posição do Massa. Na volta seguinte, Vettel finalmente foi chamado para fazer sua última parada, retornando à pista em 4º.

Ajudando um pouquinho o Massa, Di Resta ainda fez uma última parada. Massa, com isso, ganhou o 6º lugar. Enquanto Alonso vencia sua primeira corrida no ano, e Raikkonen passava tranquilamente em 2º, Vettel pressionou e até tentou uma ultrapassagem, mas mesmo assim passou em 4º, atrás do Hamilton. O resultado final:

1 Fernando Alonso (Ferrari)
2 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
3 Lewis Hamilton (Mercedes)
4 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
5 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
6 Felipe Massa (Ferrari)
7 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
8 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
9 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
10 Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari)
11 Sergio Perez (McLaren-Mercedes)
12 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
13 Valtteri Bottas (Williams-Renault)
14 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
15 Jules Bianchi (Marussia-Cosworth)
16 Charles Pic (Caterham-Renault)
17 Max Chilton (Marussia-Cosworth)
18 Giedo van der Garde (Caterham-Renault)
Ret Nico Rosberg (Mercedes)
Ret Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
Ret Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
Ret Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari)

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário