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domingo, 23 de setembro de 2012

GP de Cingapura 2012

A despeito das previsões realistas, Maldonado não provocou nenhum acidente na largada. Pelo contrário, o venezuelano estabanado foi tão cuidadoso que perdeu duas posições, para o Vettel e para o Button. Hamilton foi beneficiado pelo cuidado do Maldonado, e não teve qualquer dificuldade para manter-se na ponta e começar a abrir distância. Petrov, da nanica Caterham, resolveu aparecer e bateu em dois carros, perdendo pedaços do bico e furando um pneu do Massa. Após ir aos boxes, o brasileiro da Ferrari voltou em último lugar.

Na volta 9, os pneus supermacios começaram a se desgastar, e Webber abriu os pit stops. Com algumas voltas, todos os que usavam os pneus de faixa vermelha foram aos boxes trocar pelos amarelos. Um dos últimos a fazê-lo foi Button, que notoriamente gasta menos pneus. O inglês voltou à pista atrás do companheiro, Hamilton, e do Vettel, restabelecendo assim a ordem anterior às paradas.

Em excelente corrida, após largar no final do grid, na volta 21 Senna já estava em 12º, e começou a pressionar ninguém menos que Raikkonen pelo 11º lugar. O problema é que o Raikkonen também pressionava o Shumacher, inclusive até usando a asa móvel.

Na volta 23, o “azar do Hamilton” apareceu: algum problema mecânico obrigou o piloto inglês a encostar sua McLaren na beira da pista. Aliás, não sei se o Hamilton é o azarado, ou se o Alonso é o sortudo, pois novamente ele é o maior beneficiado. O replay da TV mostrou que o carro perdeu as marchas, e o Hamilton esperneou feito criança de quem alguém tomou um pirulito…

Senna inaugurou nova rodada de paradas, colocando dessa vez pneus vermelhos, supermacios. Na volta 30, Maldonado, o 3º, entrou nos boxes juntamente com o Alonso, o 4º. Com um trabalho fantástico, a Ferrari por pouco não conseguiu tirar toda a vantagem que o venezuelano possuía, mas ainda conseguiu colocar o ferrarista na cola do adversário. Contudo, a Williams colocou pneus supermacios, e a Ferrari apenas os macios, e portanto Maldonado teria um desempenho bem melhor, embora os pneus durassem bem menos.

Na volta 33, o Galvão tanto agorou que o safety car apareceu. Karthikeyan arrebentou a lateral da sua HRT e parou atravessado na pista. Quase em desespero, todos os que puderam correram aos boxes para troca de pneus. Bom para o Massa, que ainda estava muito atrás por conta do acidente no início da prova. Estando mais próximo dos adversários, ele teve mais chances de chegar na zona de pontuação.

Ainda com o safety car na pista, a Williams comunicou ao Maldonado que ele deveria voltar aos boxes e abandonar a prova, devido a um problema hidráulico. Alonso, com isso, herdou a 3ª posição. Após a surpreendente vitória no GP da Espanha, o piloto preferido do Hugo Chávez nunca mais marcou pontos na F1.

Retirando-se o safety car na volta 38, a disputa recomeçou. Mas não por muito tempo, pois um estabanado Shumacher atropelou a Toro Rosso do Vergne, deixando ambos os carros e muitos detritos na pista. Safety car na pista novamente, bom para Senna e Massa, que em fila passaram a ocupar o 12º e o 13º lugares. A despeito das poucas voltas dadas, mais uma vez todos correram aos boxes para colocar pneus novos em folha. Com as paradas, Senna e Massa pularam para 9º e 10º.

Nova relargada, e novamente Alonso saiu mal, sendo ameaçado pelo Di Resta. Mas a briga foi mais atrás, onde Massa atacou e forçou uma ultrapassagem sobre o Senna, que chegou a tocar o carro do ferrarista. Não satisfeito, Massa já passou a perseguir e pressionar o Ricciardo. Com dificuldade, mas com uma bela manobra, Massa conseguiu tomar a 8ª posição. Nada mal para quem chegou a ficar 30s atrás do penúltimo lugar.

Faltando nove giros, a direção de prova trocou o contador de voltas por um cronômetro regressivo, indicando faltar 12 minutos, pois não haveria tempo de completar as 61 voltas previstas antes do limite de duas horas. Faltando 9 minutos, Webber pressionava Senna, cujos pneus já estavam muito desgastados. Assim como os do Massa, que não conseguiu manter a perseguição ao Grosjean. Somente uma volta depois, Webber já conseguiu a ultrapassagem, tomando o 10º lugar e o ponto do Senna.

Nos segundos finais, a Williams do Senna o deixou na mão, e ele encostou em uma área de escape. Cronômetro regressivo zerado, Vettel recebeu a bandeira quadriculada 2 voltas antes do previsto. Button passou em 2º, com Alonso em 3º. Massa conseguiu manter-se em 8º, deixando, aparentemente, a Ferrari satisfeita com o desempenho na corrida. Com este resultado, Alonso mantém-se na liderança do campeonato, agora com Vettel em segundo. O resultado final da corrida:

1 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
2 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
3 Fernando Alonso (Ferrari)
4 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
5 Nico Rosberg (Mercedes)
6 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
7 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
8 Felipe Massa (Ferrari)
9 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
10 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
11 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
12 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
13 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
14 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
15 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
16 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
17 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
18 Bruno Senna (Williams-Renault)
19 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
Ret Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
Ret Michael Schumacher (Mercedes)
Ret Pastor Maldonado (Williams-Renault)
Ret Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)

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domingo, 9 de setembro de 2012

GP da Itália 2012

Diferentemente da última corrida, em Monza a largada foi totalmente limpa, sem toques mais graves. Massa largou muito bem, tomando a posição do Button e até ameaçando o Hamilton. Alonso também fez ótima largada, alcançando o 6º lugar antes de fechar a primeira curva. Apesar da Ferrari perder velocidade em reta, Massa conseguiu manter sua posição, enquanto que Alonso pressionava Shumacher, o 5º colocado. A telemetria mostrava que o tempo de volta do Massa era igual ao do Hamilton. E com algumas voltas, Alonso conseguiu passar o Shumacher, embora não tenha conseguido abrir distância.

Maldonado, lá no final do grid, abriu a primeira rodada dos pit stops. Rosberg entrou na volta seguinte, Shumacher na posterior, mas nenhum dos líderes parou, indicando que preferiram arriscar a estratégia de apenas uma parada. Na volta 17, a Ferrari do Massa começou a perder desempenho, e o Button aproximou-se. Duas voltas depois, o inglês já conseguiu a ultrapassagem. Para evitar um prejuízo ainda maior, na volta seguinte o Massa já fez o seu pit stop.

Na volta 21, Alonso e Vettel foram aos boxes ao mesmo tempo, e por pouco o piloto da Ferrari não conseguiu a ultrapassagem na saída. Ambos retornaram logo atrás do Massa, e seguiram colados. Button parou algumas voltas depois, conseguindo voltar ainda à frente do Massa. Hamilton parou algumas voltas depois, retornando à frente do Button. Após várias ultrapassagens sobre carros mais lentos, liderados por Massa, Vettel e Alonso começaram uma disputa acirrada, o que foi bom para o brasileiro, que pôde abrir alguma vantagem.

Algumas voltas depois, Alonso conseguiu a ultrapassagem sobre o Vettel, mas sem abrir vantagem, Para o Massa, seria melhor que o Vettel continuasse colado no Alonso, e ao mesmo tentasse a ultrapassagem, para não permitir que o espanhol se aproximasse do Massa. Devido à vantagem no campeonato, desta vez seria justo que o Massa deixasse o Alonso passar, caso ele estivesse próximo. Mas o Vettel acabou punido, por forçar o Alonso para fora da pista em uma das tentativas de ultrapassagem, recebendo um drive through.

Então, surpreendentemente, Button encostou seu carro na grama, entregando o 2º lugar de bandeja para o Massa, e levando o Alonso ao 3º. Nesse momento, Massa ainda era mais rápido do que o espanhol, mas a Ferrari já avisava que o Alonso estava atrás dele. Algumas voltas depois, Massa diminuiu o ritmo, e Alonso usou o DRS para ultrapassar. As Ferraris seguiram em fila, mas passaram a ser ameaçadas pela Sauber de Perez, que com pneus macios vinha muito mais rápido. A diferença de desempenho era muito grande, e Perez passou com facilidade o Massa, encostando no Alonso imediatamente a seguir.

Marcando seguidas vezes a volta mais rápida, Perez só precisou de mais algumas voltas para ultrapassar também o Alonso, com a mesma facilidade com que passou o Massa. Faltando 7 voltas para o final, Hamilton era bem mais lento do que o piloto da Sauber, mas tinha uma boa vantagem. No final, vitória tranquila do Hamilton, com um brilhante Perez em 2º, e Alonso em 3º. Embora tenha perdido o pódio, mais uma ótima corrida do Massa rendeu-lhe o 4º lugar. Confira o resultado final:

1 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
3 Fernando Alonso (Ferrari)
4 Felipe Massa (Ferrari)
5 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
6 Michael Schumacher (Mercedes)
7 Nico Rosberg (Mercedes)
8 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
9 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
10 Bruno Senna (Williams-Renault)
11 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
12 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
13 Jerome D'Ambrosio (Lotus-Renault)
14 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
15 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
16 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
17 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
18 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
19 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
20 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
21 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
22 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
Ret Jenson Button (McLaren-Mercedes)
Ret Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)

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sábado, 8 de setembro de 2012

GP da Itália 2012 - Treino Classificatório

No circuito mais veloz da F1, os carros com motores Mercedes dominaram os treinos livres. McLaren, Force India e a própria equipe Mercedes aproveitaram o motor mais potente do ano para marcar os primeiros tempos. Mas a Ferrari esteve sempre próxima, chegando a vencer alguns deles, até com o Massa. Aparentemente, a equipe italiana tomou uma decisão que, embora pareça ilógica, como diria o nosso vulcano favorito, deu muito certo: aumentou a carga aerodinâmica traseira, perdendo velocidade de reta, mas ganhando desempenho nas curvas rápidas.

Três punições afetam o grid deste final de semana. Di Resta, da Force India, perderá 5 posições no grid, por trocar o câmbio. Maldonado, da Williams, perderá 10 posições no grid por conta de 3 (isso mesmo, 3!) punições recebidas na última corrida. Já Grosjean, da Lotus, foi suspenso por uma corrida, e foi substituído pelo reserva da equipe, D'Ambrosio, como merecida punição pelo grave acidente que ele causou na Bélgica.

No Q1, os melhores foram Alonso, Hamilton e Button. Massa e Senna não tiveram dificuldades, marcando o 6º e o 9º tempo, respectivamente. Os eliminados foram Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, Karthikeyan, De La Rosa e Hulkenberg. Este último nem chegou a treinar, com problemas no carro.

Com o bom desempenho das equipes que usam motores Mercedes e da Ferrari, a briga no Q2 ficou acirrada. Duas McLarens, duas Mercedes, duas Ferraris e mais uma Force India deixaram apenas três vagas para Red Bull, Lotus, Sauber e Williams encaixarem seus carros. Apenas Kobayashi, Vettel e Raikkonen conseguiram. Os três melhores foram Alonso de novo, Button e Di Resta. Os eliminados foram Webber, Maldonando (que vai largar em 22º), Perez, Senna, Ricciardo, D'Ambrosio e Vergne.

No Q3, decepção total na Ferrari. E, surpresa, não por causa do Massa, que conseguiu um ótimo 3º lugar, atrás apenas do Hamilton e do Button. Desta vez o culpado foi o Alonso, que conseguiu a façanha de ser o pior do Q3, com o 10º tempo. Nem precisava ter treinado, poderia ter economizado os pneus! A estratégia da Ferrari exigia uma boa posição de largada para conseguir um bom resultado na corrida, e agora só o Massa terá essa chance. Confira o grid completo:

1 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
3 Felipe Massa (Ferrari)
4 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
5 Michael Schumacher (Mercedes)
6 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
7 Nico Rosberg (Mercedes)
8 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
9 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
10 Fernando Alonso (Ferrari)
11 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
12 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
13 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
14 Bruno Senna (Williams-Renault)
15 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
16 Jerome D'Ambrosio (Lotus-Renault)
17 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
18 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
19 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
20 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
21 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
22 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
23 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
24 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)

A corrida é amanhã, às 9h.

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domingo, 2 de setembro de 2012

GP da Bélgica 2012

A primeira curva do circuito de Spa é fechadíssima, e é comum ocorrerem acidentes na largada por conta disto. Já houve ocasião em que 13 carros bateram, provocando uma rara relargada. Hoje, Romain Grosjean conseguiu algo inédito: após uma largada limpa, quando todos os carros passaram sem dificuldades pela primeira curva, ele provocou um acidente gravíssimo - na reta! Antes de alcançarem a Eau Rouge, Hamilton corria tranquiliamente no canto da pista, quando foi espremido pelo Grosjean. O inglês perdeu o controle da sua McLaren e bateu no próprio Grosjean, que foi jogado em cima do Alonso e ainda envolveu a Sauber do Perez, encerrando a corrida do quarteto.

Após 5 voltas atrás do safety car, a corrida foi retomada. Button sumiu na ponta e não deu mais notícias. Atrás dele, a briga intensificou-se. Uma sucessão de ultrapassagens tornou até difícil acompanhar a corrida. Após as paradas nos boxes, Raikkonen recuperou a 2ª posição perdida logo na relargada. Hulkenberg, mostrando que a Force India sempre se sai bem em Spa, era o 3º, seguido por Webber, Masssa e Vettel.

Uma nova rodada de pit stops colocou o Raikkonen para brigar com o Shumacher pelo 3º lugar no pódio. Atrás deles, a 5ª e a 7ª posições também eram bem disputadas. Uma volta depois, o finlandês fez uma ultrapassagem incrível, por fora. Poucas curvas após, Shumacher abriu a asa móvel e recuperou a posição. Com isso, Hulkenberg e Webber aproximaram-se, formando uma briga quádrupla pelo 3º lugar. Raikkonen surpreendeu e passou novamente, na entrada da Eau Rouge. O susto do alemão com a ousadia do piloto da Lotus foi tão grande que ele quase perdeu a posição também para o Hulkenberg.

Enquanto Raikkonen finalmente livrou-se desta turma, Massa aproximou-se e entrou na briga, desta vez pela 4ª posição. Mas não houve disputa: Shumacher entrou nos boxes, e foi imediatamente ultrapassado. Logo a seguir, Massa forçou e passou o Webber, assumindo o 5º lugar. Contudo, Massa não conseguiu distanciar-se, e continuou pressionado pelo australiano. Hulkenberg aproveitou a briga dos dois para perseguir o Raikkonen.

Somente nas últimas três voltas a TV lembrou de mostrar novamente o Button, que liderou de ponta a ponta com extrema facilidade. O piloto da McLaren deve ter aparecido menos que as equipes pequenas, de tão tranquila que foi sua corrida. Ele venceu, seguido por Vettel e Raikkonen. Hulkenberg foi o 4º, com Massa num bom 5º lugar, seguido de perto por Webber. O resultado completo:

1 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
2 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
3 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
4 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
5 Felipe Massa (Ferrari)
6 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
7 Michael Schumacher (Mercedes)
8 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
9 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
10 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
11 Nico Rosberg (Mercedes)
12 Bruno Senna (Williams-Renault)
13 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
14 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
15 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
16 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
17 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
18 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
Ret Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret Pastor Maldonado (Williams-Renault)
Ret Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
Ret Fernando Alonso (Ferrari)
Ret Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Ret Romain Grosjean (Lotus-Renault)

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sábado, 1 de setembro de 2012

GP da Bélgica 2012 - Treino Classificatório

Depois de pouco mais de um mês de abstinência de F1, a competição retorna logo em seu melhor cenário, o circuito belga de Spa-Francorchamps. São mais de 7 quilômetros de uma combinação única e perfeita de longas retas e curvas de alta, média e baixa velocidades, que formam a pista predileta de qualquer piloto que já tenha corrido por lá.

E além de ter um traçado fantástico, a região aonde o circuito localiza-se oferece mais um ingrediente para aumentar a disputa: a imprevisibilidade climática. Foi o que aconteceu nos treinos livres de sexta-feira. A previsão do tempo indicava chuva, mas ela veio forte como nunca, tornando inúteis todas as tentativas de levar os carros à pista. Com a sexta-feira perdida em termos de acerto, todos os pilotos chegaram ao treino classificatório ainda sem bons parâmetros para a configuração ideal dos bólidos.

Esperava-se com ansiedade verificar o desempenho das equipes que possuem pilotos na briga pelas primeiras posições. Destas, destacaram-se McLaren e Lotus, notadamente com Button, o pole position, e Raikkonen, o 4º. Red Bull e Mercedes decepcionaram, com resultados muito aquém do esperado. Vettel e as duas Mercedes, inclusive, sequer chegaram ao Q3, assim como Massa, que ficou com o 14º tempo. A Ferrari, como de hábito, saiu-se melhor com o líder do campeonato, Alonso, que conseguiu um mediano 6º lugar. Confira o grid completo:

1 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
2 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
3 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
4 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
5 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
6 Fernando Alonso (Ferrari)
7 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
8 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
9 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
10 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
11 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
12 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
13 Michael Schumacher (Mercedes)
14 Felipe Massa (Ferrari)
15 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
16 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
17 Bruno Senna (Williams-Renault)
18 Nico Rosberg (Mercedes)
19 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
20 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
21 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
22 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
23 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
24 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)

A corrida é amanhã às 9h, sem previsão de chuva.

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