Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 9 de setembro de 2012

GP da Itália 2012

Diferentemente da última corrida, em Monza a largada foi totalmente limpa, sem toques mais graves. Massa largou muito bem, tomando a posição do Button e até ameaçando o Hamilton. Alonso também fez ótima largada, alcançando o 6º lugar antes de fechar a primeira curva. Apesar da Ferrari perder velocidade em reta, Massa conseguiu manter sua posição, enquanto que Alonso pressionava Shumacher, o 5º colocado. A telemetria mostrava que o tempo de volta do Massa era igual ao do Hamilton. E com algumas voltas, Alonso conseguiu passar o Shumacher, embora não tenha conseguido abrir distância.

Maldonado, lá no final do grid, abriu a primeira rodada dos pit stops. Rosberg entrou na volta seguinte, Shumacher na posterior, mas nenhum dos líderes parou, indicando que preferiram arriscar a estratégia de apenas uma parada. Na volta 17, a Ferrari do Massa começou a perder desempenho, e o Button aproximou-se. Duas voltas depois, o inglês já conseguiu a ultrapassagem. Para evitar um prejuízo ainda maior, na volta seguinte o Massa já fez o seu pit stop.

Na volta 21, Alonso e Vettel foram aos boxes ao mesmo tempo, e por pouco o piloto da Ferrari não conseguiu a ultrapassagem na saída. Ambos retornaram logo atrás do Massa, e seguiram colados. Button parou algumas voltas depois, conseguindo voltar ainda à frente do Massa. Hamilton parou algumas voltas depois, retornando à frente do Button. Após várias ultrapassagens sobre carros mais lentos, liderados por Massa, Vettel e Alonso começaram uma disputa acirrada, o que foi bom para o brasileiro, que pôde abrir alguma vantagem.

Algumas voltas depois, Alonso conseguiu a ultrapassagem sobre o Vettel, mas sem abrir vantagem, Para o Massa, seria melhor que o Vettel continuasse colado no Alonso, e ao mesmo tentasse a ultrapassagem, para não permitir que o espanhol se aproximasse do Massa. Devido à vantagem no campeonato, desta vez seria justo que o Massa deixasse o Alonso passar, caso ele estivesse próximo. Mas o Vettel acabou punido, por forçar o Alonso para fora da pista em uma das tentativas de ultrapassagem, recebendo um drive through.

Então, surpreendentemente, Button encostou seu carro na grama, entregando o 2º lugar de bandeja para o Massa, e levando o Alonso ao 3º. Nesse momento, Massa ainda era mais rápido do que o espanhol, mas a Ferrari já avisava que o Alonso estava atrás dele. Algumas voltas depois, Massa diminuiu o ritmo, e Alonso usou o DRS para ultrapassar. As Ferraris seguiram em fila, mas passaram a ser ameaçadas pela Sauber de Perez, que com pneus macios vinha muito mais rápido. A diferença de desempenho era muito grande, e Perez passou com facilidade o Massa, encostando no Alonso imediatamente a seguir.

Marcando seguidas vezes a volta mais rápida, Perez só precisou de mais algumas voltas para ultrapassar também o Alonso, com a mesma facilidade com que passou o Massa. Faltando 7 voltas para o final, Hamilton era bem mais lento do que o piloto da Sauber, mas tinha uma boa vantagem. No final, vitória tranquila do Hamilton, com um brilhante Perez em 2º, e Alonso em 3º. Embora tenha perdido o pódio, mais uma ótima corrida do Massa rendeu-lhe o 4º lugar. Confira o resultado final:

1 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
3 Fernando Alonso (Ferrari)
4 Felipe Massa (Ferrari)
5 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
6 Michael Schumacher (Mercedes)
7 Nico Rosberg (Mercedes)
8 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
9 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
10 Bruno Senna (Williams-Renault)
11 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
12 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
13 Jerome D'Ambrosio (Lotus-Renault)
14 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
15 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
16 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
17 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
18 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
19 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
20 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
21 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
22 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
Ret Jenson Button (McLaren-Mercedes)
Ret Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário