Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 7 de julho de 2012

GP da Inglaterra 2012 - Treino Classificatório

Embora seja disputada em uma pista que fica literalmente no meio da área rural inglesa, longe dos confortos habituais da cidade grande, e a despeito de comumente ser disputada sob uma persistente chuva britânica, Silverstone não só é um circuito clássico, mas também tem um traçado fantástico, que costuma proporcionar corridas memoráveis. É, sem dúvida, uma das minhas corridas prediletas.

Assim como aconteceu nos treinos livres, o Q1 do treino classificatório também começou com pista molhada, e os carros foram à pista com pneus intermediários. A chuva estava fraca, porém a previsão do tempo indicava que ela aumentaria, então, todos os pilotos foram à pista para dar o maior número de voltas possíveis antes disto. Para contrariar, a chuva diminuiu, e a pista foi secando até o final do Q1, embora não o suficiente para colocar os pneus para seco. Os três melhores foram Vettel, Hulkenberg e Maldonado. E encerraram o treino mais cedo Button (que está em um ano para esquecer até aqui), Petrov, Kovalainen, Glock, De La Rosa, Karthikeyan e Pic. Aliás, Pic ficou acima do limite dos 107%, e só larga amanhã com autorização da direção de prova.

O Q2 começou com a chuva forte que havia sido prometida. Na saída do pit lane, um belo engarrafamento de baratas esperava o sinal verde. Alguns pilotos já saíram com pneus para chuva forte, e os que não o fizeram voltaram aos boxes para isso. Depois de várias rodadas, inclusive de Shumacher, Alonso e Massa, e faltando ainda 6 minutos, a direção resolveu paralisar o treino com bandeira vermelha, devido à chuva torrencial. O treino só foi recomeçar 1h30 depois. Houve alguma especulação se o treino retornaria já no Q3, mas foi decidido concluir os 6 minutos restantes do Q2. Dessa vez, todos voltaram com os pneus azuis, de chuva extrema. Em um final tão emocionante quanto se fosse a disputa da pole, Hamilton, Hulkenberg e Shumacher foram os três primeiros, enquanto que Di Resta, Kobayashi, Rosberg, Ricciardo, Senna, Vergne e Perez encerraram sua participação.

Grosjean rodou na brita no final do Q2, e não participou do Q3, ficando com a 10ª posição. Estranhamente, dessa vez os pilotos não foram todos imediatamente à pista, mas preferiram esperar para ver se já era possível sair de pneus intermediários, o que de fato confirmou-se. Com a pista melhorando bastante, cada piloto que atravessava a linha de chegada marcava o melhor tempo. No final, Alonso conseguiu uma volta fantástica, e larga em primeiro. Massa chegou a ter chance de disputar a pole, mas acabou em 5º. Confira o grid completo:

1. Fernando Alonso (Ferrari)
2. Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
3. Michael Schumacher (Mercedes)
4. Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
5. Felipe Massa (Ferrari)
6. Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
7. Pastor Maldonado (Williams-Renault)
8. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
9. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
10. Romain Grosjean (Lotus-Renault)
11. Paul di Resta (Force India-Mercedes)
12. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
13. Nico Rosberg (Mercedes)
14. Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
15. Bruno Senna (Williams-Renault)
16. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
17. Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
18. Jenson Button (McLaren-Mercedes)
19. Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
20. Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
21. Timo Glock (Marussia-Cosworth)
22. Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
23. Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
DNQ. Charles Pic (Marussia-Cosworth)

A corrida é amanhã, às 9h.

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário