Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 22 de julho de 2012

GP da Alemanha 2012

Como previsto, o sol fez-se presente sobre o circuito alemão de Hockenhein. Na largada, Alonso saiu muito bem, mantendo com facilidade a ponta, enquanto que Vettel parece ter “dormido” um pouco, quase perdendo a posição para o Shumacher. Lá atrás, Massa, Senna e Grosjean envolveram-se em acidentes não mostrados pela TV, e os três foram aos boxes trocar o bico do carro. Com duas voltas, Hamilton teve um pneu furado e perdeu totalmente suas chances de lutar por um pódio. Estes quatro azarados então passaram a ocupar as últimas posições, com Massa sendo o “primeiro dos últimos”. Mostrando disposição para recuperar-se na corrida, logo a seguir Massa já marcou duas vezes em sequência a volta mais rápida.

Lá na ponta, Alonso guiava com tranquilidade, mantendo uma distância constante de aproximadamente 1s para o Vettel. Button, após algumas belas ultrapassagens, passou a presssionar o Shumacher, cobiçando o 3º lugar. A briga não durou muito, e o inglês logo conseguiu passar o alemão do queixo comprido. Raikkonen foi o primeiro a parar nos boxes, retornando em 9º. Logo em seguida a maioria dos 10 primeiros também fez sua parada, exceto os quatro líderes. A essa altura, Massa já tinha feito quatro ultrapassagens, subindo para 17º, no que não foi imitado pelos seus companheiros de azar, que não mudaram de posição.

Apenas da 18ª volta Alonso foi aos boxes, retornando com pneus médios em 3º. Button parou duas voltas depois, e Vettel na volta seguinte. Enquanto isso, após uma boa briga, Raikkonen tomou a 5ª posição do Shumacher. Algumas voltas depois, Massa foi aos boxes fazer sua segunda parada, colocando pneus médios. Lá na frente, Vettel e Button pressionavam Alonso, com voltas mais rápidas do que o ferrarista. Na volta 29 Vettel já estava colado no Alonso, preparando a ultrapassagem. A briga entre os dois favoreceu ao Button, que também conseguiu aproximar-se. Hamilton, retardatário, aproveitou a briga para descontar uma volta sobre o vice-líder, Vettel, e partiu para cima do Alonso com a mesma intenção.

Não conseguindo manter a perseguição aos líderes, Button fez sua segunda e última parada. Na volta seguinte, Alonso e Vettel pararam aos mesmo tempo, mas as equipes trabalharam igualmente bem, e ambos voltaram à pista sem troca de posição. Entretanto, na saída dos boxes, Button aproveitou para passar o Vettel. Durante várias voltas, Button manteve pouco menos de 1s para o Alonso, sem conseguir aproximar-se o bastante para ultrapassar. Atrás deles, Vettel fez o impossível para acompanha-los, até escapando da pista algumas vezes.

No fim do grid, discretamente, Hamilton estacionou em sua garagem e abandonou, o único a fazê-lo na prova. Faltando 6 voltas, Button não conseguia mais ameaçar o Alonso, e passou a ser pressionado pelo Vettel. Na penúltima volta, Alonso já conseguiu abrir uma confortável vantagem de 3,3s, enquanto que Button tentava defender-se do ataque do Vettel. O inglês resistiu como pôde, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem. A manobra do Vettel pode ser questionada, pois ele passou usando a área de escape. No final, segunda vitória consecutiva do Alonso, que dispara na liderança do campeonato. Vettel e Button completam o pódio, com as duas Saubers, que fizeram excelente corrida, em 4º e 5º. Massa fez uma corrida de recuperação razoável, mas terminou apenas em 12º, e Senna em 17º. Confira o resultado completo:

1. Fernando Alonso (Ferrari)
2. Jenson Button (McLaren-Mercedes)
3. Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
4. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
5. Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
6. Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
7. Michael Schumacher (Mercedes)
8. Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
9. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
10. Nico Rosberg (Mercedes)
11. Paul di Resta (Force India-Mercedes)
12. Felipe Massa (Ferrari)
13. Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
14. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
15. Pastor Maldonado (Williams-Renault)
16. Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
17. Bruno Senna (Williams-Renault)
18. Romain Grosjean (Lotus-Renault)
19. Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
20. Charles Pic (Marussia-Cosworth)
21. Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
22. Timo Glock (Marussia-Cosworth)
23. Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)

A próxima corrida já é domingo que vem, o GP da Hungria.

Update [21h06]: Os comissários da corrida entenderam que houve conduta antidesportiva por parte do Vettel, ao ultrapassar o Button nas últimas voltas por fora da pista. O piloto foi punido com acréscimo de 20s ao seu tempo de corrida, e com isso passou a ser o 5º colocado. Button subiu para 2º, e Raikkonen herdou o lugar no pódio e o troféu do 3º colocado.

Embora eu concorde que, aparentemente, não houve vantagem do Vettel na ultrapassagem por fora da pista, entendo que a punição deve sim ser aplicada, para não criar a sensação de impunidade. Afinal, o que inibe a infração não é o medo do grau da punição, mas a certeza de recebê-la.

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário