Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Um apelo sincero aos motoristas

Tenho visto com preocupação, nos últimos meses, alguns parentes próximos que constantemente recebem multas de trânsito. Quando confrontados, eles tentam justificar-se dizendo que a multa é “pedágio para chegar mais rápido”, ou que foi “só uma distração”. Tem ainda aquele clássica, “a culpa é do motorista do carro da frente, que passou o semáforo no amarelo e parou, sem deixar espaço para eu também passar”. No final, costumam apelar, dizendo que desrespeitam as leis de trânsito porque não vão “dirigir como uma velhinha”.

Alguns anos atrás, um primo meu dirigia por uma via de mão única. Com ele no carro, sua esposa e um casal de filhos pequenos. Um carro desgovernado veio da contramão, atravessou o canteiro central, e atingiu o carro dele, matando o filho mais velho, na época com apenas 5 anos. Pela Graça de Deus, nenhum dos demais da família sofreu um arranhão sequer. Quer dizer, eles não sofreram nenhum machucado físico, mas a família teve um membro violentamente amputado, uma lesão que, tenho certeza, nunca cicatrizou totalmente.

O que mais me preocupa é que esse motorista com certeza era dessa turma que descrevi no primeiro parágrafo. Só consigo imaginar que o nível de respeito dele pelas leis de trânsito era o mesmo. Ele também excedia a velocidade da via, furava sinais vermelhos, trafegava por pistas exclusivas, fazia ultrapassagens perigosas. E tentava justificar-se com os mesmos argumentos. Mas o fato, e eu tenho a esperança que ele tenha se conscientizado disto, é que sua atitude matou uma criança.

E meu coração fica pesado quando penso quem pode ser o próximo a fazer isso.

Como motoristas, precisamos ter em mente que somos responsáveis pelas vidas de todos que estão próximos. Não só dos que levamos de passageiros, mas também dos ocupantes dos outros veículos, dos pedestres, motociclistas e ciclistas. Temos que dirigir defensivamente, obedecendo as leis de trânsito, e não pensando em chegar mais rápido, ou para defender a nossa “honra de bom piloto”. O trânsito é perigoso, acidentes vão acontecer, e não me eximo da possibilidade de ser eu a provocar algum. Mas terei a consciência tranquila, pois tenho certeza de que farei tudo ao meu alcance para evitá-lo.

Você guia sem respeito às leis de trânsito para não “dirigir como uma velhinha”? Se para você “dirigir como uma velhinha” é andar abaixo da velocidade da via, atrapalhando o fluxo, saiba que eu também não faço isso, pois trara-se de mais uma infração. Agora, se na sua opinião significa dirigir seguindo as leis, a sinalização da pista, obedecendo a velocidade regulamentar, parando no sinal amarelo para não bloquear o cruzamento, ou ainda respeitando as polêmicas vias exclusivas, então sim, eu dirijo como uma velhinha, e com orgulho!

Pense nisso! E se concorda, por favor compartilhe esta mensagem.

\\//_

4 comentários:

  1. Aprende a escutar primeiro antes de criticar e não coloca todas as pessoas sobre o mesmo julgo, cada situação é diferente e se você escutasse as pessoas antes, perceberia que nem todas estão se justificando, mas apenas expondo pontos de vista ou situações. Eu não dirijo como uma velhinha e nem como um demente. E até uma velhinha pode dirigir como um demente. Você perguntou como eu dirijo antes de me criticar? Claro que não, porque estava mais interessado em me criticar e exaltar seu próprio cuidado antes de ouvir seu próprio irmão. Pense nisso e não precisa compartilhar com ninguém! Um beijo do seu irmão que te ama!

    ResponderExcluir
  2. Eu não citei o nome de ninguém. Se você se identificou, existe aí um motivo, concorda?

    ResponderExcluir
  3. Dae Vini, obrigado pelo comentário em nosso blog.
    http://f1cf.blogspot.com/
    Estamos agora com uma enquete para ver se decidimos com que jogo faremos o proximo campeonato.
    Se puder vote também. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Luiz! Já votei lá na enquete, estou muito afim de participar do campeonato.

    ResponderExcluir