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segunda-feira, 18 de junho de 2012

Utilizando o Dropbox para backup e controle de versão de projetos no Dreamweaver - parte 1

Na internet, existem vários sistemas para backup e controle de versão de projetos de software. Entretanto, procurando algo mais prático e fácil de usar, encontrei a solução ideal para as minhas necessidades na dupla Dropbox + Dreamweaver. Minha ideia é manter os projetos sempre à mão, esteja onde eu estiver, usando um computador pessoal ou da empresa. Vale lembrar que essa solução, na minha opinião, atende apenas a projetos pessoais, aqueles em que você trabalha nas horas vagas, ou caso você seja um profissional freelancer. Para empresas, a melhor opção é um sistema de versionamento, como o Subversion.

Os passos a seguir foram criados para o Dreamweaver CS5.5, mas a ideia funciona em qualquer versão. Basta adaptar os comandos ao equivalente na sua versão, o que acredito que não será complicado.

Passo 1: instalar o Dropbox
Caso você ainda não utilize o Dropbox, clique aqui para se cadastrar, baixar e instalar o aplicativo, de acordo com o seu sistema operacional. Ele tem versões para Mac, Windows e Linux, além de sistemas móveis. Obviamente, esse tutorial não poderá ser seguido no Linux e smartphones, já que não há versão do Dreamweaver para eles.


Passo 2: criar a pasta do projeto no Dropbox
Após ser instalado e configurado, o Dropbox cria uma pasta no seu computador. O padrão é a pasta do usuário no Mac, e a pasta “Documentos” no Windows. Vá até ela e crie uma pasta onde você irá colocar os seus projetos, por exemplo, “Trabalho”. Dentro da pasta “Trabalho”, crie uma pasta para cada projeto. Para o tutorial, vamos criar uma pasta “Exemplo”. Organize o seu projeto da forma que achar melhor, com pastas para documentação, scripts de banco de dados, etc. Lembre-se de criar também uma pasta para acomodar os arquivos de código-fonte do projeto. Nomeia-a de “www”.

Passo 3: criando o projeto no Dreamweaver
Abra o Dreamweaver e crie um novo site, ou modifique um existente. Informe o nome do projeto e a pasta local do sistema no seu servidor web de desenvolvimento:


Passe à guia “Server”, e crie um novo servidor clicando no botão “+”:


Informe “Dropbox” no campo “Server Name” e selecione “Local/Network” no campo “Connect using”. No campo “Server Folder”, selecione a pasta “www” criada lá no Dropbox:


Passe à guia “Advanced”, e marque a opção “Automatically upload files to server on Save”. Com isso, todos os arquivos salvos na pasta do servidor web pelo Dreamweaver serão automaticamente replicados no Dropbox. De lá o aplicativo do Dropbox envia-os silenciosamente para a nuvem, sincronizando todos os computadores vinculados à conta. Clique no botão “Save” de ambas as telas para retornar ao Dreamweaver.


Passo 4: copiando os arquivos do projeto
Caso os arquivos fonte do seu projeto já estejam na pasta do servidor web de desenvolvimento, selecione o site no Dreamweaver e clique no botão “Put file(s) to…” (a setinha para cima). O Dreamweaver vai enviar todos os arquivos para a pasta do Dropbox.


Se você está criando o projeto em um segundo computador, e os seus arquivos já estejam na pasta do Dropbox, faça o inverso: clique no botão “Get file(s) from…” (setinha para baixo), para que o Dreamweaver copie os arquivos para a pasta do servidor web de desenvolvimento.

É isso! Não esqueça que arquivos que não são editados no Dreamweaver (como imagens, por exemplo) não serão sincronizados automaticamente, e você precisará fazê-lo manualmente. Na parte 2 desse tutorial, vou dar algumas dicas para aproveitar melhor o Dropbox.

Update [25/06/2012 17h37]: confira aqui a segunda parte desta postagem.

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