Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 24 de junho de 2012

GP da Europa 2012

Pela primeira vez na história do circuito de rua espanhol, a corrida foi disputadíssima e surpreendente. A largada foi limpa, sem acidentes. Vettel e Hamilton mantiveram suas posições, porém Grosjean foi muito agressivo e passou Maldonado, assumindo o 3º lugar. Os pilotos da Ferrari começaram tentando compensar a decepção do grid: ganharam 3 posições cada um logo após a largada. Com 3 voltas, Alonso já era o 8º, e Massa o 10º. Button, numa fase terrível, caiu para 13º. Na 4ª volta, Vettel já tinha 5s de vantagem para Hamilton. O inglês estava estranhamente lento, e já era pressionado por Grosjean. A essa altura, Kobayashi já tinha passado o Maldonado também, e em 4º já partia para o encalço do franco-suíço.

Na 6ª volta, um Massa agressivo como a tempos não se via tentou uma ultrapassagem por fora sobre Di Resta, com ajuda do DRS. Não conseguiu, mas mostrou que estava com muita vontade, tentando novamente na 7ª volta. A briga da outra Ferrari, do Alonso, também era com uma Force India, a de Hulkenberg. O carro da equipe indiana, equipado com motores Mercedes, estava muito rápido nas retas do circuito de rua. Enquanto isso, Senna, sofrendo em 14º, era pressionado por Pérez. Lá na frente, já na 10ª volta, Grosjean finalmente conseguiu ultrapassar o Hamilton.

Na volta seguinte, a 11ª, começaram os pit stops, com Button e Pérez. Em seguida, ainda preso atrás do Di Resta, Massa entrou nos boxes e colocou pneus médios, retornando em 18º. Lá na frente, Alonso finalmente conseguiu passar o Hulkenberg, sem muita dificuldade, assumindo a 7ª posição. Raikkonen foi mais um a passar o Maldonado, e o venezuelano caiu para 5º. Hamilton mostrou que sua estranha lentidão não era economia de pneus, parando nos boxes na volta 12, e caindo para 9º. Logo após perder mais uma posição, para o Alonso, Maldonado foi aos boxes, juntamente com Raikkonen, Kobayashi e Hulkenberg.

Com as paradas alheias, Alonso conseguiu subir para 3º, e Senna para 7º. Porém, logo a seguir, Hamilton passou o brasileiro. Alonso fez sua parada na 16ª volta, retornando à pista logo a frente do Raikkonen. Parecendo recuperado do início ruim, Hamilton fez mais uma ultrapassagem, dessa vez sobre o Shumacher. Vettel e Grosjean fizeram suas paradas logo depois. O alemão retornou à pista sem perder sua posição, em 1º, porém Grosejan caiu para 4º. Nesse momento, na TV, o Galvão afirma ser mais importante fazer propaganda do programa da Fátima Bernardes do que narrar o que acontece na corrida… oi?

Alonso passou Webber e Senna, e já avançou sobre o Shumacher, conseguindo a ultrapassagem logo a seguir. Atrás deles, a TV mostrou uma bela disputa entre vários carros, inclusive com pressão do Senna sobre Shumacher. O heptacampeão foi para os boxes, juntamente com Webber. Senna vinha bem em 7º, com bom desempenho, quando foi passado por Raikkonen. Kobayashi se empolgou e tentou passar o brasileiro também, mas ficou sem espaço e acertou a traseira da Williams. Aparentemente, o prejuízo do Senna foi somente um pneu estourado, mas ele caiu para último lugar. Kobayashi danificou sua asa dianteira, porém permaneceu na pista.

Alonso passou o Di Resta, assumindo o 4º lugar. O inglês da Force India reclama no rádio que não tem mais aderência nos pneus, pois ele ainda não havia feito o seu pit stop. Na volta 23, os comissários anunciaram que iriam investigar o acidente entre Senna e Koba. Raikkonen também passou o Di Resta, assumindo facilmente o 5º lugar. Após ser passado também por Maldonado, Di Resta finalmente foi aos boxes. Após, surpreendentemente, a direção de prova anuncia uma punição de drive through para Senna. Na minha opinião, Senna não foi culpado, no máximo poderia-se declarar como incidente de corrida, sem punição para ninguém. Mas o Koba abusou, e merecia a punição ao menos pela reincidência.

Massa, em 7º, era pressionado por Hulkenberg, ao mesmo tempo em que Button fez sua segunda parada. Enquanto Massa também entrava pela segunda vez nos boxes, lá no fim do grid uma Caterham se desentedia com uma Toro Rosso, forçando a entrada do safety car na volta 29. Todos os que puderam correram para os pits, e a McLaren novamente atrapalhou-se no carro do Hamilton. Com isso, Alonso aproveitou e passou o inglês, assumindo o 3º lugar. Massa não se deu bem, e caiu para 14º. No Twitter, a Ferrari anunciou danos na asa dianteira e outras peças do carro do Massa, mas a TV não mostrou nada. O que houve?

A corrida recomeça na volta 34, com uma ultrapasagem muito forçada do Alonso sobre o Grosjean, assumindo o 2º lugar. Massa é acertado pelo Koba (de novo, japonês?), e vai aos boxes com um pneu furado, acabando com mais uma corrida promissora. Quase ao mesmo tempo, Vettel apresentava problemas no carro e se arrastava pela pista, fazendo com que Alonso assumisse a ponta e levasse a torcida espanhola à loucura. Mas Grosjean não se assustou com a ultrapassagem, e manteve-se na cola do Alonso, pressionando. O replay da TV mostrou que Vettel não conseguiu sequer chegar aos boxes, voltando a pé.

Massa foi aos boxes trocar o pneu furado e a asa dianteira, retornando em último lugar. Alonso mostrou que queria a vitória, marcando duas vezes seguidas a volta mais rápida da prova. Mas Grosjean manteve-se logo atrás dele, assim como Raikkonen, em 4º, fazia com o Hamilton. Na volta 41, acabou o sonho: o carro do Grosjean também quebrou, deixando o franco-suíço revoltado. Hamilton assumiu a 2ª posição, porém bem atrás do Alonso. Raikkonen parecia ter um carro melhor do que o do Hamilton, mas a McLaren era bem mais rápida na saída de curva, e o finlandês não conseguia aproximar-se o bastante para ultrapassar.

Para combinar, lá no fundo do grid a outra Toro Rosso batia na outra Caterham. Mas quem se importa, não é? A direção de prova anunciou que resolveu punir o Koba com a perda de 5 posições, pelo acidente com o Massa. Na volta 54, o brasileiro da Ferrari foi novamente aos boxes, encerrando por ali sua corrida. Na volta seguinte, faltando duas para o final, Hamilton errou, e, após algumas tentativas, foi ultrapassado por Raikkonen. Mas o inglês não pôde respirar, pois Maldonado veio logo após o finlandês tentando também passar. Hamiltom não de trégua, Maldonado forçou e acabaram batendo. O venezuelano foi culpado desta vez, mas ambos ficaram fora da corrida.

Shumacher assumiu o 3º lugar, conseguindo chegar nessa posição, embora pressionado pelo Webber, em 4º. Alonso venceu, com Raikkonen em 2º. Três campeões mundiais no pódio, num resultado completamente inesperado. No melhor estilo Ayrton Senna, Alonso encostou o carro no muro e pegou uma bandeira espanhola com um torcedor, desfilando com ela pela pista. Bruno Senna terminou em 11º, e Massa em 16º. Abaixo, o resultado final:

1 Fernando Alonso (Ferrari)
2 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
3 Michael Schumacher (Mercedes)
4 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
5 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
6 Nico Rosberg (Mercedes)
7 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
8 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
9 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
10 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
11 Bruno Senna (Williams-Renault)
12 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
13 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
14 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
15 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
16 Felipe Massa (Ferrari)
17 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
18 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
19 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Ret Romain Grosjean (Lotus-Renault)
Ret Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
Ret Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
Ret Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
DNS Timo Glock (Marussia-Cosworth)

A próxima corrida é em Silverstone, na Inglaterra, no dia 8 de julho.

Update [16h14]: Após a corrida, Maldonado foi punido com 20s, por ser considerado culpado pelo acidente com Hamilton. Com isso, Bruno Senna sobe para 10º e marca 1 ponto.

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário