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segunda-feira, 31 de agosto de 2009

GP da Bélgica 2009

A corrida belga mais surpreendente da década é a melhor descrição para a disputa desse final de semana. Começando pelo resultado absolutamente inusitado do treino classificatório, que teve Giancarlo Fisichella, da Force India, como pole position. E passando por algo que a bela prova, cheia de disputas aguerridas e muitas ultrapassagens, acabou por esconder: pela primeira vez em muitos anos, a chuva não apareceu para mudar o resultado da prova!

O treino classificatório, no sábado, começou aparentemente normal, levando-se em consideração as últimas provas disputadas. Tudo levava a crer que Hamilton novamente conquistaria a pole, disputando com a Red Bull e talvez a Brawn do Barrichello. O Q1 eliminou os pilotos "de sempre", exceto pelas duas Force India, que passaram ao Q2 com facilidade. E foi aí que tudo ficou, digamos, diferente. Nada menos que Kovalainen, Hamilton, Button e Alonso foram eliminados nessa fase, juntamente com a segunda Force India, do Sutil. Isso mesmo, a outra, do Fisichella, já conseguia a façanha de passar para o Q1. O feito até que não foi inédito, o Sutil já tinha feito isso esse ano, mas somando-se ao batalhão de maiorais extirpados, que incluiu as duas McLarens, o líder do campeonato e o único bi-campeão em atividade, foi uma baita surpresa.

Então parecia não haver mais nenhuma surpresa reservada para o Q3, todas pareciam ter sido gastas no Q1 e Q2. A pole deveria ficar com Barrichello ou uma das Red Bulls, ou ainda com a ascendente Ferrari do Raikkonen, ou até com uma Toyota, que mostrou bons resultados nos treinos livres. Mas Fisichella, aparentemente disposto a mostrar serviço para a Ferrari, agora que é um dos candidatos a substituto do Massa, fez o melhor tempo no finalzinho. Trulli foi o 2º, com Heidfeld, outra surpresa, em 3º, e Barrichello em 4º. Com esse grid, a corrida prometia bons resultados ao brasileiro, que poderia tirar mais pontos do Button, e para Raikkonen, em 6º, sem grandes adversários à frente exceto o Barrichello.

Mas a corrida não aconteceu de forma alguma como era esperado. Mais uma vez com problemas de câmbio, Barrichello só conseguiu largar após ser ultrapassado por todos, caindo para último lugar. Fisichella largou muito bem e manteve-se em primeiro, perseguido de perto por um esperto Raikkonen, que aproveitou-se do problema do Barrichello para subir cinco posições. Lá atrás, um acidente tirava precocemente da corrida Button, Hamilton, Grosjean e Alguersuari, provocando a entrada do safety car. O que acabou ajudando o Barrichello, que foi aos boxes, lotou o tanque de combustível e livrou-se dos pneus macios de uma vez por todas, já que o seu carro não tinha um bom desempenho com esse composto.

Enquanto isso, lá na frente, Raikkonen aproveitou-se do KERS para ultrapassar o Fisichella e assumir definitivamente a ponta. Apesar de passar com certa tranquilidade, ele não teve vida fácil daí em diante, pois Fisichella levou sua Force India ao limite o tempo todo, mantendo-se a corrida inteira bastante próximo do ferrarista, e inclusive com algumas tentativas tímidas de ultrapassagem. O único que parecia capaz de tirar a vitória dos dois era Alonso, que com uma estratégia de apenas uma parada nos boxes subiu rapidamente ao 3º lugar. Mas ao fazer seu pit stop ele teve novamente o problema no encaixe da roda dianteira esquerda, e acabou abandonando.

Permanecendo bastante tempo na pista antes do seu segundo pit stop, Barrichello conseguiu alcançar, e assegurar, o 7º lugar. A partir daí, a corrida estabilizou, sem grandes mudanças. Barrichello ainda tentou passar o Kovalainen, o 6º, mas motor do seu carro começou a soltar fumaça e óleo na pista, ameaçando estourar. Para poupar o equipamento e garantir a posição, ele precisou tirar o pé, mas prestando atenção no Rosberg, que vinha logo atrás louco por esse pontinho a mais. Raikkonen levou a Ferrari à sua primeira vitória na temporada, feito menor comparado ao do Fisichella, com a primeira pole, primeiros pontos e primeiro pódio da Force India. Vettel completou o trio do pódio, e foi o melhor beneficiado na corrida em relação ao campeonato, assumindo a 3ª posição. Para Barrichello, o resultado foi de pouco prejuízo: marcou apenas dois pontos, mas como Button não marcou nada a diferença caiu mais um pouco, para 16 pontos. Confira o resultado final da prova:

1º Kimi Räikkönen
2º Giancarlo Fisichella
3º Sebastian Vettel
4º Robert Kubica
5º Nick Heidfeld
6º Heikki Kovalainen
7º Rubens Barrichello
8º Nico Rosberg
9º Mark Webber
10º Timo Glock
11º Adrian Sutil
12º Sebastien Buemi
13º Kazuki Nakajima
14º Luca Badoer
Ret Fernando Alonso
Ret Jarno Trulli
Ret Jenson Button
Ret Romain Grosjean
Ret Lewis Hamilton
Ret Jaime Alguersuari

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