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domingo, 24 de março de 2013

GP da Malásia 2013

E a corrida da Malásia já começou com piloto derrapando só de ir para a pista, na formação do grid! Com a chuva interrompida, havia pontos do circuito apenas molhados, enquanto outros estavam encharcados. Ainda assim, todos saíram de pneus intermediários. A largada foi excessivamente cautelosa. Massa caiu para 5º, enquanto que Alonso pulou para 2º, mas um toque leve em Vettel quebrou sua asa dianteira. Quando todos o esperavam ir aos boxes para troca do bico, o espanhol resolveu arriscar e permanecer na pista. Porém, o bico não resistiu e quebrou, provocando a desistência do Alonso. Enquanto isso, Massa ainda caiu para 6º.

Na 6ª volta, Vettel inaugurou a rodada de pit stops para colocar pneus para pista seca. Porém, a decisão pode ter sido precipitada, pois ao sair à pista ele perdeu muitas posições, e a pista ainda estava muito escorregadia. Massa imitou o alemão logo a seguir, e na volta 7 formou-se um autêntico engarrafamento nos boxes, com quase todas as equipes recebendo carros para troca pelos pneus slicks. Momento cômico do dia, Hamilton quase parou nos boxes da McLaren, mas os mecânicos da equipe adversária o ajudaram a  perceber que ele agora corre de Mercedes.

Com a pista secando, a todo momento um piloto diferente marcava a volta mais rápida. Na volta 20, com o desempenho dos pneus já diminuindo, Webber antecipou a nova janela de pit stops. Enquanto isso, Grosjean, bem mais rápido, começava a pressionar o Massa. Na volta seguinte, ambos foram juntos aos boxes, e a Ferrari conseguiu devolver o Massa à pista ainda na frente do piloto da Lotus.

Após todas as paradas, Webber conseguiu manter-se na liderança, com Vettel logo atrás. Na volta 26, Vettel colou no Webber o suficiente para poder usar o DRS, ou seja, a menos de 1 segundo. E atrás dele, Hamilton tentava fazer o mesmo. Sem sorte, na volta 29 a Force India recolheu seu segundo carro para os boxes: Sutil repetiu o mesmo que já havia feito seu companheiro, Di Resta.

Hamilton abriu a terceira janela de pit stops, e assim como na segunda vez conseguiu se lembrar de parar nos boxes da Mercedes. Webber parou a seguir, juntamente com o Rosberg. Na volta 33 foi a vez do Vettel, que perdeu a posição para o Hamilton. Massa, o último carro vermelho na corrida, parou na volta 34. Na volta 36, Button parou, mas ao sair a roda dianteira direita se soltou. Ele parou de novo ainda nos boxes, os mecânicos correram atrás e trouxeram o carro de volta para terminar o serviço e acabar de vez com as chances de um bom resultado para o inglês.

Massa, beneficiado pelo problema do Button, conseguiu subir para 5º. Enquanto Webber manteve-se com facilidade na ponta, Vettel atacou e passou o Hamilton, recuperando a 2ª posição. Na volta 42, Hamilton abriu a 4ª janela de pits. Vettel também parou, e Webber fez o mesmo na volta seguinte, retornando à pista em cima do companheiro. Eles disputaram roda com roda por algumas curvas, mas Webber levou a melhor.

Não satisfeito, Vettel tentou novamente na volta seguinte. Usando o DRS no final da reta dos boxes, ele novamente colocou o carro de lado com o Webber. Brigaram por mais algumas curvas, e o alemão finalmente conseguiu a ultrapassagem. Atrás deles, as duas Mercedes travavam briga semelhante, com Hamilton e Rosberg alternando posições.

Na volta 48, Massa também fez o seu 4º pit stop, caindo de 5º para o 8º lugar. Mas ele não se deu por vencido, e fez uma bela ultrapassagem, por fora, sobre o Pérez, assumindo a 7ª posição. Com pneus novos e macios, Massa foi logo também para cima do Raikkonen, e com a ajuda do DRS tomou dele a 6ª posição. A distância para o 5º colocado, Grosjean, era de pouco mais de 10 segundos, mas com apenas duas voltas ele já conseguiu diminuir para menos de 5.

Mais uma volta, e a diferença já era de menos de 2 segundos. Na volta seguinte ele não só chegou, como também, usando o DRS, passou com facilidade e tomou de volta a 5ª posição. A duas voltas do fim, Button encostou nos boxes e parou, mostrando porque, talvez, o Hamilton tenha desistido de fazer a sua troca de pneus em sua antiga equipe…

Rosberg até que ainda discutiu com a equipe, pedindo que tirassem Hamilton da sua frente, mas em final morno e sem mais disputas, Vettel venceu, com Webber em 2º. Hamilton, mesmo temendo uma pane seca, conseguiu completar o pódio em 3º. Rosberg e Massa passaram logo depois em 4º e 5º, respectivamente.

1 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
2 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
3 Lewis Hamilton (Mercedes)
4 Nico Rosberg (Mercedes)
5 Felipe Massa (Ferrari)
6 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
7 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
8 Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari)
9 Sergio Perez (McLaren-Mercedes)
10 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
11 Valtteri Bottas (Williams-Renault)
12 Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari)
13 Jules Bianchi (Marussia-Cosworth)
14 Charles Pic (Caterham-Renault)
15 Giedo van der Garde (Caterham-Renault)
16 Max Chilton (Marussia-Cosworth)
17 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
18 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
Ret Pastor Maldonado (Williams-Renault)
Ret Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
Ret Paul di Resta (Force India-Mercedes)
Ret Fernando Alonso (Ferrari)

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