Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 18 de novembro de 2012

GP dos EUA 2012

É necessário reconhecer que a Ferrari é uma equipe que não tem absolutamente medo algum de polêmicas. Após o mal treino do Alonso ontem, a equipe tomou uma decisão que, embora absolutamente dentro do regulamento, passa longe do que é considerado “ético”: violou o lacre da caixa de câmbio do carro do Massa, fazendo com que o brasileiro fosse punido com a perda de 5 posições no grid, e consequentemente dando uma posição a mais ao Alonso. O câmbio do Massa não foi trocado, e o carro dele está melhor do que o do Alonso. A decisão até faz sentido, o Alonso precisa ser favorecido o máximo possível para permanecer na luta pelo título. Mas prejudicar tão deliberadamente um piloto para favorecer o outro… no mínimo, ficou muito feio!

A largada nos EUA foi absolutamente limpa. Alonso largou muito bem, pulando de 7º para 4º. Algumas ultrapassagens no pelotão intermediário, umas voltas depois, e Hamilton aumentou o ritmo, chegando a armar uma ultrapassagem sobre o Vettel, mas sem sucesso. Um pouco depois, o carro do Webber deu uma mãozinha para o Alonso quebrando.

Na volta 20 começaram os pits, e quem se deu mal foi o Alonso, que após voltar à pista com os pneus frios, perdeu a posição para o Button, que não parou. Em bom ritmo de corrida, após fazer seu pit o Massa conseguiu estabelecer-se na 6ª posição. Na volta 33, Hamilton resolveu retomar a perseguição ao Vettel.

Hamilton marcou seguidas vezes a volta mais rápida, pressionou, ameaçou, mas não conseguiu, e o Vettel ainda respondeu e marcou a volta mais rápida também. Após o Button finalmente fazer seu pit stop, e com uma ultrapassagem sobre o Raikkonen, Massa chegou ao 4º lugar. Na volta 42, Hamilton finalmente conseguiu passar o Vettel. O alemão preferiu não dificultar, pensando no campeonato.

No final, a única disputa foi entre Hamilton e Massa, para ver quem sairia com a volta mais rápida, mas quem acabou com ela foi o Vettel. Hamilton venceu, com Vettel em 2º e Alonso completando o pódio. Massa fez uma ótima corrida, terminando em 4º. Não fosse a estratégia da Ferrari, seria Massa no pódio, e o Alonso em 4º, possivelmente. Alguns pontos a mais que podem fazer diferença. O resultado final:

1 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
3 Fernando Alonso (Ferrari)
4 Felipe Massa (Ferrari)
5 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
6 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
7 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
8 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
9 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
10 Bruno Senna (Williams-Renault)
11 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
12 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
13 Nico Rosberg (Mercedes)
14 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
15 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
16 Michael Schumacher (Mercedes)
17 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
18 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
19 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
20 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
21 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
22 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
Ret Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)

A decisão do campeonato, como se esperava, ficou para Interlagos, já na semana que vem.

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário