Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 4 de novembro de 2012

GP de Abu Dhabi 2012

Após a punição sofrida no treino classificatório, Vettel largou em último. A despeito do que pensam os que gostam de ver favorecimento à Ferrari e ao Alonso em tudo, a punição foi justa e correta. O regulamento diz que, a qualquer momento do final de semana, os comissários de corrida podem retirar uma amostra do combustível do carro para análise, e para tanto deve sempre restar pelo menos 1 litro no tanque. Por causa de uma falha no motor Renault, assumida pela fábrica, o carro do Vettel não tinha essa quantidade mínima de combustível no tanque. Portanto, mesmo que possa alterar o resultado do campeonato, a FIA precisava cumprir o regulamento e punir o Vettel. A Red Bull reconheceu e assumiu a falha, então, assunto encerrado.

Porém, na corrida, a sorte oscilou entre os dois candidatos ao título. Enquanto Vettel largou em último, Alonso ganhou duas posições. Nas primeiras voltas, Alonso teve dificuldades para manter-se à frente do Webber, enquanto Vettel passou com facilidade pelos carros mais lentos, alcançando até o 11º lugar, mesmo com um pedaço quebrado da asa dianteira.

Na volta 9, o carro do Karthikeyan falhou na reta, e Rosberg o atropelou, batendo fortemente no muro e provocando a entrada do safety car. Mas quando se prensava que Vettel aproveitaria para aproximar-se mais ainda dos líderes da prova, a Red Bull resolveu mudar a estratégia e chamá-lo aos boxes para trocar a asa dianteira e colocar pneus macios. Será que ele não pararia mais e daria o pulo do gato?

Após a saída do safety car, na volta 14, Vettel retornou à sua rotina de passar pelos carros mais lentos. Foi aí que a sorte voltou ao lado do Alonso: na volta 20, Hamilton, que liderava com folga, teve problemas no carro e parou. Raikkonen assumiu a ponta, enquanto que Alonso ultrapassava, finalmente, o Maldonado, e assumiu a 2ª posição. O venezuelano foi superado também pelo Button.

Enquanto isso, a Ferrari do Massa perdia desempenho, e ele perdeu a posição para o Pérez. Depois de algumas voltas, Webber também tentou ultrapassá-lo, e o fez rodar e perder muitas posições. Massa preferiu ir logo aos boxes, e a esta altura Vettel já era o 7º. Senna, em boa prova, era o 9º.

Alonso, após fazer seu pit stop, voltou em 7º - exatamente atrás do Vettel! Com as paradas de Webber, Pérez e Button, Vettel assumiu o 2º lugar, seguido por Alonso. Na volta 32, foi a vez do líder Raikkonen parar nos boxes, retornando ainda em 1º lugar, mas com Vettel bastante próximo. Com a sorte novamente junto ao Vettel, Alonso não conseguiu aproximar-se do alemão e, pelo contrário, começou a ser pressionado pelo Button.

Volta 38, e a sorte retorna ao Alonso. Vendo que não seria possível ir até o final com os pneus macios, e que o carro já começava a perder desempenho, a Red Bull resolveu chamá-lo aos boxes. Ele voltou à pista em 4º.

Na volta seguinte, a sorte mudou mais uma vez de lado: um acidente entre Grosjean, Di Resta, Pérez e Webber provocou uma nova entrada do safety car. Bom para o Massa e o Senna, que entraram na zona de pontuação em 9º e 10º, respectivamente. E o Vettel, de pneus macios novos, teve novamente a chance de conquistar um pódio.

Com nova relargada na volta 43, Raikkonen saiu muito bem e conseguiu abrir um pouco. Na volta seguinte, ele já marcou a volta mais rápida, mostrando disposição em vencer a corrida. Enquanto Vettel brigava com o Button, Alonso conseguiu abrir vantagem para ambos, escapou da ameaça do DRS, e até chegou até a marcar a volta mais rápida.

Na volta 52, Vettel enfezou e forçou pra cima do Button, conseguindo a ultrapassagem e o 3º lugar. Enquanto isso, Alonso tirava tudo do carro para tentar alcançar o Raikkonen. Ele até conseguiu aproximar-se o bastante para usar o DRS, mas já era tarde, faltava somente uma volta, e Kimi Raikkonen vence pela primeira vez no ano, a primeira vitória da nova Lotus. Alonso em 2º e Vettel em 3º completaram o pódio. Massa foi o 7º, e Senna o 8º. Confira o resultado completo:

1 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
2 Fernando Alonso (Ferrari)
3 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
4 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
5 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
6 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
7 Felipe Massa (Ferrari)
8 Bruno Senna (Williams-Renault)
9 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
10 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
11 Michael Schumacher (Mercedes)
12 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
13 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
14 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
15 Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
16 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
17 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
Ret Charles Pic (Marussia-Cosworth)
Ret Romain Grosjean (Lotus-Renault)
Ret Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
Ret Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Ret Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret Nico Rosberg (Mercedes)
Ret Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário