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domingo, 25 de novembro de 2012

GP do Brasil 2012

O tempo resolveu atender aos pedidos do público e do Alonso, e a corrida começou com chuva. Ainda que fraca a princípio, ela já parecia que se manteria constante. A direção de prova não alterou o procedimento de largada por causa da chuva. Massa largou muito bem, pulando para 2º, mas aparentemente sem desempenho perdeu a posição para o Weber. Não sem antes ajudar o Alonso, outro que fez ótimo largada, a conseguir o 3º lugar.

Enquanto isso, lá trás, Vettel começava a tirar as mãos da taça: ele envolveu-se em um acidente com o Senna, caiu para último, e parecia ter problemas no carro até marcar uma volta mais rápida. Com 5 voltas, a chuva apertou e a pista ficou bem molhada, e os pneus para pista seca não seguravam mais os carro na pista. Na volta 7 Vettel já era o 11º. Enquanto isso, as McLarens alternavam-se na ponta.

Na volta 8, Vettel já estava em 7º. A TV mostrava todos com muita dificuldade em manter os carros em linha reta. Na volta 9, Vettel alcançou o 6º lugar, e começou a perseguir o Massa. Após alguns carros do pelotão do meio testarem com sucesso os pneus intermediários, as equipes grandes resolveram chamar seus pilotos. Alonso e Vettel fizeram suas paradas ao mesmo tempo, mas o espanhol conseguiu sair em 12º, com o alemão em 17º.

Button e Massa permaneceram na pista com pneus para pista seca, apostando no fim da chuva. A chuva, faceira, caía mais em um ponto da pista do que outros, que estavam quase secos. A diferença de tempos entre os pneus de pista seca e intermediários oscilava bastante, até que a chuva apertou de vez. Massa foi aos boxes, retornando com intermediários, enquanto que Hulkenberg e Button brigavam pela ponta, ainda com os pneus da largada.

Na volta 17, mais uma pausa da chuva, Alonso era o 4º, com Vettel logo atrás dele. Com a pista já formando um trilho seco, Hulkenberg finalmente conseguiu superar o Button, e assumiu o 1º lugar. Logo a seguir, Hamilton, Alonso e vários outros foram aos boxes colocar os pneus para seco, mas Vettel permaneceu na pista por 2 voltas a mais antes de também fazer o mesmo. Massa foi novamente aos boxes em seguida.

O safety car foi lançado na volta 23, para retirar vários detritos da pista. Ao mesmo tempo, a chuva voltou a cair, fraquinha. Após a saída do carro de segurança, algumas voltas depois, a chuva continuava, mas não o suficiente para molhar o trilho formado na pista. Na volta 33, Massa usou o seu conhecimento privilegiado do traçado brasileiro e passou o Vettel, jogando o alemão para 7º. Algumas voltas depois, Massa passou também o Kobayashi, encostando no Alonso, que era o 4º.

Após pouco mais de 20 voltas sem acontecer muita coisa, a chuva voltou para a festa. Com a pista molhada, Hulkenberg errou e permitiu a ultrapassagem do Hamilton. Na volta 52, os primeiros começaram a ir aos boxes para colocar novamente os pneus intermediários. Vettel parou na volta seguinte, mas colocou pneus para pista seca ainda, apostando no fim da chuva.

Na volta 55, Hulkenberg tentou retomar o 1º lugar, mas atrapalhado por retardatários e pela pista molhada acabou batendo no Hamilton, tirando apenas o inglês da corrida. Na volta seguinte, Vettel arrependeu-se e voltou para os boxes, para colocar os intermediários, no que foi imitado a seguir pelo Massa. Enquanto Alonso também parava, Vettel desesperou-se e forçou uma ultrapassagem sobre o Kobayashi, alcançando o 10º lugar.

Hulkenberg, que tinha conseguido manter o 2º lugar, atrás do Button, tomou uma punição pela batida com o Hamilton. Após o piloto da Force India cumprir a punição, passando pelos boxes, Massa assumiu a 2ª posição, e Alonso a 3ª. Na volta 62, Massa reduziu bastante o ritmo, e Alonso ficou com o 2º lugar. Um pouco depois, Vettel passou o Shumacher e assumiu o 6º posto.

Faltando apenas 2 voltas, Di Resta rodou e bateu no início da reta dos boxes, provocando novamente a entrada do safety car. O carro de segurança voltou aos boxes logo antes da bandeirada, somente para não aparecer na foto. Button venceu, com Alonso em 2º e Massa em 3º. Vettel passou em 6º, o que lhe garantiu o tricampeonato com 3 pontos de vantagem. Ele se torna o tricampeão mais jovem da história da F1. E somente ele, Shumacher e Fangio conseguiram tall feito em sequência. O resultado final:

1 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
2 Fernando Alonso (Ferrari)
3 Felipe Massa (Ferrari)
4 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
5 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
6 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
7 Michael Schumacher (Mercedes)
8 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
9 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
10 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
11 Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
12 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
13 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
14 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
15 Nico Rosberg (Mercedes)
16 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
17 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
18 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
19 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
Ret Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Ret Romain Grosjean (Lotus-Renault)
Ret Pastor Maldonado (Williams-Renault)
Ret Bruno Senna (Williams-Renault)
Ret Sergio Perez (Sauber-Ferrari)

F1 agora, só no ano que vem. Até lá!

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