Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 2 de novembro de 2008

GP do Brasil

A 3 minutos da largada, uma breve mas forte pancada de chuva atrasou a decisão do campeonato em mais 10 minutos. Da forma como a chuva veio, foi embora. E deve continuar assim durante a prova. A previsão indica que não deve chover mais nos primeiros 30 minutos da corrida. Os bólidos saíram para a volta de apresentação com pneus intermediários e a pista muito molhada em alguns trechos, sobretudo na reta dos boxes, e absolutamente seca em outros, caso do Bico de Pato. Kubica, que sairia em em 13º, sai dos boxes. A largada e a passagem pelo S do Senna foram limpas na ponta, com as posições sendo mantidas, mas lá atrás Coulthard bateu nas duas Willians e, aparentemente, também no Piquet, forçando a entrada do carro de segurança. Coulthard abandona a corrida e a F1 com esse erro. Antes disso, Alonso teve tempo de ultrapassar o Kovalainen, coisa que o Vettel já tinha feito, e assim que o carro de segurança sair já deve começar a pressionar jovem alemão para ir atrás do Hamilton.

No início da volta 4 o carro de segurança volta aos boxes, e Massa relarga muito bem, conseguindo ganhar uma boa distância dos outros carros. Alonso pressiona o Vettel, que se aproxima do Hamilton, enquanto Raikkonen e Trulli mantém suas posições com tranqüilidade. A pista já está bastante seca, por isso Vettel e Alonso, que vinham perdendo rendimento e deixando o Hamilton escapar, foram dois dos que entraram logo nos boxes para colocar pneus para pista seca. Na volta seguinte foi a vez do Massa, enquanto o Hamilton continuou na pista com os pneus intermediários já bastante desgastados. Mas ele ficou apenas mais uma volta, a despeito da previsão indicar chuva em alguns minutos. Vettel e Alonso conseguiram tomar o 2º e o 3º lugares nos boxes, e Hamilton voltou em 6º, o que por enquanto dá o campeonato ao Massa. No momento, a Force India do Fisichella, em 5º, é o obstáculo no caminho do Hamilton. E o italiano parece disposto a prestar esse serviço à Ferrari, segurando com valentia a McLaren.

Massa é o mais rápido na pista, no momento em que a previsão do tempo anuncia mais uma pancada de chuva, como a que antecedeu a largada, em 10 minutos. Hamilton por fim conseguiu passar pelo Fisichella, colocando novamente as mãos na taça. Vettel está trocando voltas mais rápidas com o Massa, e está colado no brasileiro. Sua Toro Rosso está bem mais leve, e deve estar perto de parar novamente. Glock, que também ultrapassou o Fisichella, está mais rápido do que o Hamilton, e se aproxima ameaçadoramente. Agora não há mais trechos molhados na pista, dentro do traçado ideal. Vettel faz sua parada, como se esperava prematuramente, voltando em 6º. Tomara que ele consiga manter o ritmo para passar o Hamilton novamente, quando for a vez do inglês fazer o seu pit stop.

Massa agora é o mais rápido novamente, devendo estar próximo de parar. Após duas voltas mais rápidas em seguida, ele confirma essa suspeita. Alonso assume temporariamente a ponta, com Raikkonen e, infelizmente, Hamilton, atrás dele. Poucas voltas depois Alonso e Hamilton vão aos boxes. Hamilton voltou em 6º, mas é Kovalainen quem está à sua frente, e ele ainda não parou, o que acontece na volta seguinte. Em seguida é a vez do Raikkonen, e Massa reassume a ponta. O finlandês voltou em 4º. Enquanto isso, nada de chuva, ao menos por enquanto.

Mais uma vez Vettel, que novamente está próximo de parar, é o mais rápido da pista e se aproxima do Massa. O restante dos ponteiros deve ir até o final da prova sem parar novamente, se não chover. Vettel faz sua parada, fazendo com que Hamilton herde a 4ª posição. Mas Vettel conseguiu voltar atrás dele, e ainda pode tentar ultrapassá-lo, pelo desempenho que vem apresentando. E o alemão já é mais rápido do que ele, aproximando-se rapidamente. A previsão indica novamente chuva em 15 minutos. O que acontece faltando 8 voltas para o final, mas bem fraca. A pista começa a ficar molhada, mas só os de trás param para colocar os pneus intermediários. Kovalainen parou, e o Vettel pressiona o Hamilton como nunca. A chuva aumenta, e Raikkonen troca seus pneus. Hamilton e Vettel entram juntos nos boxes, enquanto o Massa ainda precisa dar uma volta inteira. Hamilton consegue voltar ainda à frente do Vettel. E no instante em que eles saem, Massa entra nos boxes e faz a sua parada, voltando à pista rapidamente e ainda em 1º.

Hamilton voltou em 5º, com Vettel ainda tentando passar por ele. Glock permanece na pista com pneus para pista seca, e se Vettel conseguir passar (ou bater...), Massa é campeão. O alemão está absolutamente colado, nem os retardatários atrapalham. E ele consegue! Vettel passou o Hamilton a 2 voltas do fim, tirando a taça das mãos do piloto inglês, que se desespera. Massa abre a última e decisiva volta. A chuva aumenta e complica um pouco mais. Massa vence a prova, mas nos últimos instantes Glock cede, sem conseguir controlar o carro na pista muito molhada, e Hamilton consegue fechar a prova na 5ª posição, conquistando o campeonato. Um final incrível e inesperadamente emocionante, e meus (in)sinceros parabéns ao campeão da F1 de 2008, Lewis Hamilton. Confira o resultado final da prova:

1º Felipe Massa
2º Fernando Alonso
3º Kimi Räikkönen
4º Sebastian Vettel
5º Lewis Hamilton
6º Timo Glock
7º Heikki Kovalainen
8º Jarno Trulli
9º Mark Webber
10º Nick Heidfeld
11º Robert Kubica
12º Nico Rosberg
13º Jenson Button
14º Sebastien Bourdais
15º Rubens Barrichello
16º Adrian Sutil
17º Kazuki Nakajima
18º Giancarlo Fisichella
Ret Nelsinho Piquet
Ret David Coulthard

E o resultado final do campeonato de pilotos:

1º Lewis Hamilton 98 pontos
2º Felipe Massa 97 pontos
3º Kimi Räikkönen 75 pontos
4º Robert Kubica 75 pontos
5º Fernando Alonso 61 pontos
6º Nick Heidfeld 60 pontos
7º Heikki Kovalainen 53 pontos
8º Sebastian Vettel 35 pontos
9º Jarno Trulli 31 pontos
10º Timo Glock 25 pontos
11º Mark Webber 21 pontos
12º Nelsinho Piquet 19 pontos
13º Nico Rosberg 17 pontos
14º Rubens Barrichello 11 pontos
15º Kazuki Nakajima 9 pontos
16º David Coulthard 8 pontos
17º Sebastien Bourdais 4 pontos
18º Jenson Button 3 pontos
19º Giancarlo Fisichella 0 pontos
20º Adrian Sutil 0 pontos
21º Takuma Sato 0 pontos
22º Anthony Davidson 0 pontos

Por fim, o resultado do mundial de equipes:

1º Ferrari 172 pontos
2º McLaren-Mercedes 151 pontos
3º BMW Sauber 135 pontos
4º Renault 80 pontos
5º Toyota 56 pontos
6º STR-Ferrari 39 pontos
7º Red Bull-Renault 29 pontos
8º Williams-Toyota 26 pontos
9º Honda 14 pontos
10º Force India-Ferrari 0 pontos
11º Super Aguri-Honda 0 pontos

_\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário