Essa é muuuuito legal. Todo mundo está careca de saber que os prédios mais altos, modernos e ecológicos do mundo estão sendo construídos nos "petrolificamente" riquíssimos países da península arábica, mas um foge dessa escala: o sensacional Rotating Tower Tabaja... ops, só Rotating Tower.
Projetado pelo arquiteto David Fischer, o prédio vai ter 68 andares em 310 metros de altura. E cada um desses andares poderá girar 360º independente dos outros andares. Achou pouco? É apenas uma excêntrica oportunidade árabe de mostrar que grana não falta? Calma aí que tem mais.
Ele também vai ter turbinas eólicas entre os andares que se movem, que somadas à fachada revestida de placas com células fotovoltaicas produzirão toda a energia elétrica de que o prédio precisa e ainda energia sobressalente para outros prédios. 90 % do prédio é feito fora do canteiro de obras. Casa andar é dividido em 12 módulos pré-fabricados que são encaixados em uma eixo central (esse eixo central, com elevadores e escadas de emergência, é a única coisa construída no canteiro e com concreto tradicional).
O canteiro de obras contará com 90 operários apenas. Um prédio dessa dimensão, normalmente, requer 2.000 operários. O prédio será mais resistente a terremotos que os prédios tradicionais, graças à tecnologia que permite andares desvinculados uns dos outros. Por último, a construção ficará pronta em 18 meses (contra os 30 que pediriam a construção de um prédio convencional).
A idéia é construir outros prédios como esse em mais 11 cidades ao redor do mundo, como Moscou, Nova Iorque e Tóquio.
_\\//
Nenhum comentário:
Postar um comentário