Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 17 de março de 2013

GP da Austrália 2013

Com pista seca, mas sob ameaça de chuva, a largada em Melbourne viu as duas Ferraris largando muito bem, com Massa pulando para 2º e Alonso para 3º. E, ao contrário do que se poderia esperar, o Massa não deixou o companheiro ultrapassar em seguida, mas sim houve uma boa briga entre eles, na qual o brasileiro se saiu melhor, marcando a melhor volta e conseguindo distanciar-se. Atrás deles, Raikkonen fez uma bela ultrapassagem sobre o Hamilton, assumindo o 4º lugar. Vettel manteve a ponta, andando no mesmo ritmo do Massa.

Com apenas 6 voltas, os pneus super macios já não tinham mais rendimento, e todos os que começaram a corrida com eles, a maioria, foram aos boxes para trocar pelos médios. Vettel parou na volta 7, e Massa assumiu a liderança. Massa parou na volta seguinte, num excelente trabalho da Ferrari. Seguido por Raikkonen, Alonso também parou com mais uma volta. Após os retornos à pista, a ordem entre os três manteve-se.

Vettel e Massa logo passaram por Pérez, que ainda não havia parado, enquanto que Alonso teve um pouco mais de trabalho para fazê-lo. Neste momento, Massa e Raikkonen se alternavam marcando a volta mais rápida. Hamilton logo parou também, deixando apenas Rosberg e Sutil à frente dos 3 líderes originais. O alemão da Mercedes logo parou, restando apenas o da Force India sem parada nos boxes, pois já largou de pneus médios.

Sem conseguir aproveitar o bom rendimento inicial dos pneus médios para ultrapassar o Vettel, a Ferrari parece ter mudado os planos, chamando o Alonso para os boxes novamente já na volta 20. Sutil finalmente fez sua parada na volta seguinte, no que foi imitado por Vettel. Com uma volta voadora, Alonso conseguiu passar o Vettel e o Sutil enquanto estes saíam dos boxes.

Logo após Vettel passar o Sutil na pista, Massa foi aos boxes, retornando atrás dos três concorrentes. Decepcionando os mecânicos da Williams, que o esperavam a postos, Maldonado errou e ficou encalhado na grama. Enquanto isso, a previsão do tempo indicava que poderia começar a chover em 8 minutos. Mostrando que a Ferrari errou feio na estratégia para colocar o Alonso na frente do Massa, o brasileiro era o piloto mais rápido na pista, mas sem conseguir superar o Sutil.

Enquanto a chuva não se decidia se caía ou não, Alonso tentava ultrapassar o Hamilton, que apesar de ter bem menos desempenho, por conta dos pneus mais desgastados, não facilitava nada. Após uma briga roda a roda belíssima, Alonso passou, mas Hamilton foi aos boxes logo a seguir. Lá na frente, Raikkonen seguia com certa tranquilidade. Ele fez o que deveria ser sua última parada na volta 35, entregando a liderança ao Alonso.

Na volta 37, desta vez foi Massa o primeiro ferrarista a ir aos boxes para sua última parada. Respondendo com inteligência, a Red Bull chamou Vettel logo na volta seguinte, conseguindo devolver o alemão logo à frente do Massa. Na volta seguinte, foi a vez do líder, Alonso, que conseguiu retornar sem prejuízos. Após ser superado por Vettel e Massa, Hamilton foi chamado pela Mercedes para fazer uma terceira parada, acabando com a estratégia de fazer apenas duas.

Na volta 43, Raikkonen tomou a liderança do Sutil. Atrás deles, Alonso fazia voltas mais rápidas uma atrás da outra, na tentativa de alcançar o finlandês. Três voltas mais tarde Alonso ultrapassou o Sutil, e foi ao encalço do Raikkonen. Porém, com pneus chegando ao limite, a maioria aquietou-se, concentrando-se em manter o carro na pista até o final.

Após praticamente 10 voltas de calmaria, Raikkonen venceu, seguido por Alonso e Vettel, com Massa em 4º. O resultado completo:

1 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
2 Fernando Alonso (Ferrari)
3 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
4 Felipe Massa (Ferrari)
5 Lewis Hamilton (Mercedes)
6 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
7 Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
8 Paul di Resta (Force India-Mercedes)
9 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
10 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
11 Sergio Perez (McLaren-Mercedes)
12 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
13 Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari)
14 Valtteri Bottas (Williams-Renault)
15 Jules Bianchi (Marussia-Cosworth)
16 Charles Pic (Caterham-Renault)
17 Max Chilton (Marussia-Cosworth)
18 Giedo van der Garde (Caterham-Renault)
Ret Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
Ret Nico Rosberg (Mercedes)
Ret Pastor Maldonado (Williams-Renault)
Ret Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari)

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário