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segunda-feira, 30 de julho de 2012

GP da Hungria 2012

A corrida foi ontem, mas só hoje arranjei um tempo pra escrever sobre ela. Hamilton dominou todo o final de semana: foi o melhor nos treinos livres, conquistou a pole com facilidade, e venceu a corrida sem dar chances à concorrência. Durante a corrida, ele parece finalmente ter aprendido a administrar o desgaste dos pneus. Embora tenha sido perseguido pelas duas Lotus, com Grosejan no início e Raikkonen no final da prova, conseguiu manter sempre uma distância segura, e não foi ameaçado em nenhum momento.

Aliás, destaque total à Lotus nesse final de semana. Grosjean foi muito bem no classificatório, e fez uma corrida bastante consistente. Como de hábito, Raikkonen não foi tão bem quanto seu companheiro nos treinos, mas o superou na corrida, com uma ultrapassagem na saída dos boxes. No final, o finlandês terminou apenas 1s atrás do Hamilton, e poderia ter vencido a corrida se tivesse largado mais a frente no grid.

O líder do campeonato, Alonso, teve uma corrida discreta, terminando apenas em 5º. Mas manteve a liderança, pois o vice, Webber, foi só o 8º. Isso porque Bruno Senna fez uma corrida notável, e conseguiu segurá-lo por várias voltas no final da corrida, chegando em 7º. Massa teve uma corrida horrível: caiu para 9º na largada e por lá ficou, mal aparecendo na TV durante toda a prova.

No mais, uma corrida húngara típica, com muito calor e poucas disputas. Agora a F1 entra de férias, retornando somente em 2 de setembro, com o mítico GP da Bélgica. Confira aqui a classificação do campeonato, e abaixo o resultado final da Hungria:

1. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2. Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
3. Romain Grosjean (Lotus-Renault)
4. Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
5. Fernando Alonso (Ferrari)
6. Jenson Button (McLaren-Mercedes)
7. Bruno Senna (Williams-Renault)
8. Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
9. Felipe Massa (Ferrari)
10. Nico Rosberg (Mercedes)
11. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
12. Paul di Resta (Force India-Mercedes)
13. Pastor Maldonado (Williams-Renault)
14. Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
15. Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
16. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
17. Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
18. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
19. Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
20. Charles Pic (Marussia-Cosworth)
21. Timo Glock (Marussia-Cosworth)
22. Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
Ret. Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret. Michael Schumacher (Mercedes)

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sábado, 28 de julho de 2012

GP da Hungria 2012 - Treino Classificatório

Apesar da chuva no treino livre de ontem, hoje não teremos um treino com pista molhada, como na Alemanha. O dia parece típico do verão húngaro: céu azul e muito, muito calor. No Q1, Senna e Massa conseguiram ficar, na maior parte do tempo, entre os primeiros. Já o Alonso surpreendeu negativamente, mostrando dificuldade para posicionar-se entre os 17 melhores, tendo que antecipar o uso dos pneus macios. Os três melhores foram Hamilton, Di Resta e Button. Não só a McLaren estava muito bem, mas também os outros carros com motor Mercedes. Os eliminados foram Ricciardo, Kovalainen, Petrov, Pic, Glock, De La Rosa e Karthikeyan.

No Q2, Alonso repetiu o desempenho ruim. Massa saiu-se bem melhor, conseguindo ficar entre os primeiros sem dificuldade. Hamilton mais uma vez não deu chance para ninguém, ficando com o 1º lugar sem dificuldades. No finalzinho, Alonso ainda conseguiu melhorar, mas ficou ainda atrás do Massa. Foi também nos instantes finais que Senna conseguiu uma vaga para o Q3, marcando o 10º tempo já depois do cronômetro zerado. Os melhores foram Hamilton, Vettel e Maldonado, com Massa em 4º. Saíram mais cedo dos seus carros um decepcionado Webber, Di Resta, um revoltado Rosberg, Perez, Kobayashi, Vergne e um surpreso Shumacher. Pois é, o Q2 não foi feliz para a Red Bull e, principalmente, para a Mercedes.

Hamilton foi um dos primeiros a ir à pista no Q3, na certa querendo logo marcar um tempo fantástico para garantir a pole e ir descansar. Ele até errou na sua primeira volta, mas não desperdiçou a segunda. Mesmo sendo um dos primeiros a marcar tempo, ninguém mais conseguiu tomar-lhe o 1º lugar. Massa e Alonso marcaram tempo apenas já após o cronômetro zerado, com o espanhol uma posição à frente, em 6º. Ah sim, completam as primeiras posições Grosjean e Vettel. Confira o grid completo:

1. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2. Romain Grosjean (Lotus-Renault)
3. Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
4. Jenson Button (McLaren-Mercedes)
5. Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
6. Fernando Alonso (Ferrari)
7. Felipe Massa (Ferrari)
8. Pastor Maldonado (Williams-Renault)
9. Bruno Senna (Williams-Renault)
10. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
11. Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
12. Paul di Resta (Force India-Mercedes)
13. Nico Rosberg (Mercedes)
14. Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
15. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
16. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
17. Michael Schumacher (Mercedes)
18. Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
19. Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
20. Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
21. Charles Pic (Marussia-Cosworth)
22. Timo Glock (Marussia-Cosworth)
23. Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
24. Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)

A corrida é amanhã às 9h.

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domingo, 22 de julho de 2012

GP da Alemanha 2012

Como previsto, o sol fez-se presente sobre o circuito alemão de Hockenhein. Na largada, Alonso saiu muito bem, mantendo com facilidade a ponta, enquanto que Vettel parece ter “dormido” um pouco, quase perdendo a posição para o Shumacher. Lá atrás, Massa, Senna e Grosjean envolveram-se em acidentes não mostrados pela TV, e os três foram aos boxes trocar o bico do carro. Com duas voltas, Hamilton teve um pneu furado e perdeu totalmente suas chances de lutar por um pódio. Estes quatro azarados então passaram a ocupar as últimas posições, com Massa sendo o “primeiro dos últimos”. Mostrando disposição para recuperar-se na corrida, logo a seguir Massa já marcou duas vezes em sequência a volta mais rápida.

Lá na ponta, Alonso guiava com tranquilidade, mantendo uma distância constante de aproximadamente 1s para o Vettel. Button, após algumas belas ultrapassagens, passou a presssionar o Shumacher, cobiçando o 3º lugar. A briga não durou muito, e o inglês logo conseguiu passar o alemão do queixo comprido. Raikkonen foi o primeiro a parar nos boxes, retornando em 9º. Logo em seguida a maioria dos 10 primeiros também fez sua parada, exceto os quatro líderes. A essa altura, Massa já tinha feito quatro ultrapassagens, subindo para 17º, no que não foi imitado pelos seus companheiros de azar, que não mudaram de posição.

Apenas da 18ª volta Alonso foi aos boxes, retornando com pneus médios em 3º. Button parou duas voltas depois, e Vettel na volta seguinte. Enquanto isso, após uma boa briga, Raikkonen tomou a 5ª posição do Shumacher. Algumas voltas depois, Massa foi aos boxes fazer sua segunda parada, colocando pneus médios. Lá na frente, Vettel e Button pressionavam Alonso, com voltas mais rápidas do que o ferrarista. Na volta 29 Vettel já estava colado no Alonso, preparando a ultrapassagem. A briga entre os dois favoreceu ao Button, que também conseguiu aproximar-se. Hamilton, retardatário, aproveitou a briga para descontar uma volta sobre o vice-líder, Vettel, e partiu para cima do Alonso com a mesma intenção.

Não conseguindo manter a perseguição aos líderes, Button fez sua segunda e última parada. Na volta seguinte, Alonso e Vettel pararam aos mesmo tempo, mas as equipes trabalharam igualmente bem, e ambos voltaram à pista sem troca de posição. Entretanto, na saída dos boxes, Button aproveitou para passar o Vettel. Durante várias voltas, Button manteve pouco menos de 1s para o Alonso, sem conseguir aproximar-se o bastante para ultrapassar. Atrás deles, Vettel fez o impossível para acompanha-los, até escapando da pista algumas vezes.

No fim do grid, discretamente, Hamilton estacionou em sua garagem e abandonou, o único a fazê-lo na prova. Faltando 6 voltas, Button não conseguia mais ameaçar o Alonso, e passou a ser pressionado pelo Vettel. Na penúltima volta, Alonso já conseguiu abrir uma confortável vantagem de 3,3s, enquanto que Button tentava defender-se do ataque do Vettel. O inglês resistiu como pôde, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem. A manobra do Vettel pode ser questionada, pois ele passou usando a área de escape. No final, segunda vitória consecutiva do Alonso, que dispara na liderança do campeonato. Vettel e Button completam o pódio, com as duas Saubers, que fizeram excelente corrida, em 4º e 5º. Massa fez uma corrida de recuperação razoável, mas terminou apenas em 12º, e Senna em 17º. Confira o resultado completo:

1. Fernando Alonso (Ferrari)
2. Jenson Button (McLaren-Mercedes)
3. Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
4. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
5. Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
6. Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
7. Michael Schumacher (Mercedes)
8. Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
9. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
10. Nico Rosberg (Mercedes)
11. Paul di Resta (Force India-Mercedes)
12. Felipe Massa (Ferrari)
13. Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
14. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
15. Pastor Maldonado (Williams-Renault)
16. Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
17. Bruno Senna (Williams-Renault)
18. Romain Grosjean (Lotus-Renault)
19. Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
20. Charles Pic (Marussia-Cosworth)
21. Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
22. Timo Glock (Marussia-Cosworth)
23. Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)

A próxima corrida já é domingo que vem, o GP da Hungria.

Update [21h06]: Os comissários da corrida entenderam que houve conduta antidesportiva por parte do Vettel, ao ultrapassar o Button nas últimas voltas por fora da pista. O piloto foi punido com acréscimo de 20s ao seu tempo de corrida, e com isso passou a ser o 5º colocado. Button subiu para 2º, e Raikkonen herdou o lugar no pódio e o troféu do 3º colocado.

Embora eu concorde que, aparentemente, não houve vantagem do Vettel na ultrapassagem por fora da pista, entendo que a punição deve sim ser aplicada, para não criar a sensação de impunidade. Afinal, o que inibe a infração não é o medo do grau da punição, mas a certeza de recebê-la.

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sábado, 21 de julho de 2012

GP da Alemanha 2012 - Treino Classificatório

Três pilotos receberão punições de perda de 5 posições no grid, todos por troca de caixa de câmbio: Rosberg, Webber e Grosjean. A chuva que castigou Hockenheim nos treinos livres de ontem ainda apresentou-se hoje pela manhã (no horário alemão), porém o Q1 começou com pista seca. A previsão do tempo já indicava possibilidade de chuva para o horário do Q2, então, ninguém quis perder tempo, e todos os carros foram logo à pista. Na metade do Q1, a chuva ameaçou começar a gotejar, fazendo com que as McLarens e Ferraris, que lideravam, guardassem seus carros. Mas o asfalto permaneceu seco, os tempos começaram a baixar, e todos retornaram à pista, receosos de perder um lugar no Q2. Raikkonen, Perez e Rosberg foram os mais rápidos, e os eliminados foram Vergne, Kovalainen, Petrov, Pic, Glock, De La Rosa e Karthikeyan. Shumacher tirou o 17º do Vergne nos instantes finais.

Como previsto, o Q2 já iniciou com chuva, e generosa. Os carros foram à pista com pneus intermediários, e todos os pilotos saíram dos boxes, pois a previsão era de que a chuva cairia forte. Com alguns minutos, os carros já começaram a derrapar, indicando que os pneus intermediários já não eram suficientes. Restando 7 minutos, a chuva caiu de vez, tornando praticamente impossível melhorar os tempos das primeiras voltas. Apesar desta dificuldade, Massa e Senna, que estavam acima do 10º lugar, voltaram aos boxes, para colocar os pneus de chuva extrema. Infelizmente foi em vão, e ambos foram eliminados em 14º e 16º, respectivamente, juntamente com Ricciardo, Perez, Kobayashi, Grosjean e Rosberg. Os primeiros foram Hamilton, Shumacher e Vettel.


O Q3 começou com chuva fraca, porém com a pista bastante molhada ainda. Mais uma vez, é claro, ninguém quis perder tempo, indo logo à pista. As condições da pista eram tão ruins que a volta mais rápida era 24 segundos mais lenta que o pior tempo do Q1. Como a chuva arrefeceu, a pista melhorou um pouco nos instantes finais, mas apenas o suficiente para garantir a eficiência dos pneus de chuva extrema. Alonso conseguiu uma volta fantástica, conquistando de maneira inconteste a pole. Vettel sai em 2º, e Webber marcou o 3º tempo, mas não levou, por conta da punição. Assim, Shumacher herdou o 3º posto. Confira o grid completo:


1. Fernando Alonso
2. Sebastian Vettel
3. Michael Schumacher
4. Nico Hulkenberg
5. Pastor Maldonado
6. Jenson Button
7. Lewis Hamilton
8. Mark Webber
9. Paul di Resta
10. Kimi Räikkönen
11. Daniel Ricciardo
12. Sergio Perez
13. Kamui Kobayashi
14. Felipe Massa
15. Bruno Senna
16. Jean-Eric Vergne
17. Heikki Kovalainen
18. Vitaly Petrov
19. Romain Grosjean
20. Charles Pic
21. Nico Rosberg
22. Timo Glock
23. Pedro de la Rosa
24. Narain Karthikeyan

A corrida é amanhã às 9h, e a previsão do tempo indica que não deve chover novamente.


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terça-feira, 17 de julho de 2012

Reviews Novos 52: Flash #1

A satisfação de abrir a primeira revista mensal brasileira do velocista escarlate foi maior ainda ao perceber que esta edição foi impressa em papel couchê, e sem aumento no preço de capa. Ponto para a Panini, pelo cuidado com uma edição que vai rapidamente virar um item raro de colecionador.

Não esqueça, se você perdeu os outros reviews, encontre todos aqui. Vamos às histórias:

Flash: Francis Manapul é um artista incrível, dono de um traço leve, algo caricato e belíssimo. O Flash dele é uma obra de arte, como se cada página pudesse ser emoldurada e exposta numa galeria. A página com o Barry andando pelo apartamento ficou especialmente interessante. E, surpresa, ele também é um escritor competente. A história envolve e diverte, com ótimos diálogos. Vale a pena companhar? Sem dúvida!

Arqueiro Verde - Uma Vida de Privilégios: daí você termina de ler a história do Flash, e ainda empolgado começa a ler a do Arqueiro Verde. E é como pisar em falso e descer uns três degraus de uma vez. A história é monótona, os diálogos são forçados, os vilões são horríveis, e o Arqueiro é chato que dói. Nem os desenhos do Jurgens, que normalmente me agradam, salvam-se. Pena, é um personagem tão interessante. Vale a pena acompanhar? Só porque vem junto com o Flash, senão…

Exterminador - De Volta às Origens: como um vilão casca-grossa, o Exterminador é um personagem que chama atenção. Sem ambições de dominar o mundo, um mercenário praticamente infalível e com problemas familiares. Mas daí a estrelar série própria, não gostei da ideia. A história é mediana, tem seus pontos positivos, além dos negativos. A arte é um dos últimos. Vale a pena acompanhar? Por enquanto.

Próximo review: A Sombra do Batman #1.

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segunda-feira, 9 de julho de 2012

Reviews Novos 52: Batman #1

Chegou a vez do review de Batman #1Tanto as bat-séries quanto as séries relacionadas ao Lanterna Verde têm o mesmo problema: sofreram um reboot “light”, pois mantiveram a maior parte da cronologia recente dos personagens. Embora algumas séries estivessem em boa fase, como é o caso das três histórias desta revista, o problema é que a pessoa que nunca leu, ou está voltando depois de muitos anos sem acompanhar quadrinhos, vai ficar perdida, e aí perde-se também o sentido do reboot.

Falando em perder, se você não viu os posts anteriores, veja aqui o da Liga da Justiça #1 e Universo DC #1. Vamos lá:

Batman - Truque com Facas:  a história tem uma boa dose de ação e mistério, e introduz uma saga de muito sucesso nos EUA, da Corte das Corujas. Aliás, esta série do Batman é a mais vendida da DC atualmente. A arte do Greg Capullo é perfeita para o clima da história, embora ainda lembre muito Spawn. Vale a pena acompanhar? Com certeza!

Batman: uma perseguição de tirar o fôlego do morcegão ao seu maior inimigo, o Coringa, com várias demonstrações da louca violência do Palhaço do Crime. A leitura é leve e rápida, mas com uma reviravolta interessante no final, que dá vontade de ler o próximo capítulo pra ver onde vai dar. A arte acompanha o bom ritmo da história, embora eu ache que Tony Daniel é melhor escritor do que desenhista. Vale a pena acompanhar? Enquanto a série mantiver o nível, sim, pois aparentemente ele vai cair.

Batman - Terrores da Noite: muita conversa e pouca ação também podem resultar numa boa história do Batman. Bruce Wayne apresenta seu plano para revitalizar a economia de Gotham City, e é questionado sobre seu envolvimento com o Batman. Parece interessante. No final, mais uma das fugas em massa do Asilo Arkham revela a nova versão de um tradicional inimigo. A arte de David Finch está excelente, ele realmente parece ter nascido para desenhar o morcego, mas isso já era evidente na época em que ele fazia o Cavaleiro da Lua. Vale a pena acompanhar? Sim!

O próximo review é da inédita revista do Flash.

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domingo, 8 de julho de 2012

GP da Inglaterra 2012

Hoje quem resolveu aparecer em Silverstone foi o Sol. A corrida começou com pista seca, o que com certeza favoreceu uma largada limpa, sem incidentes. Massa largou bem, ganhando uma posição e assumindo o 4º lugar, e ainda pressionou o Shumacher, o 3º. Enquanto o Alonso conseguia manter a ponta, mas sem distanciar-se do Webber, o 2º, Felipe investiu várias vezes para tentar passar o alemão de queixo comprido. Na volta 11, Vettel inaugurou os pits stops regulares. Logo depois, Massa finalmente conseguiu ultrapassar o Shumacher, com uma manobra muito bonita.

Na volta seguinte, Perez tentou passar o Maldonado, mas foi acertado pelo carro do venezuelano. Perez rodou e ficou na grama, enquanto que Maldonado ganhou um pneu furado, além de merecer uma punição. Em seguida, foi a vez do Massa ir aos boxes, conseguindo retornar ainda à frente do Shumacher, que havia parado antes. Porém, Vettel, que foi o primeiro a parar, conseguiu ganhar a posição de ambos. Webber também parou, caindo de 2º para 3º. Na volta 16 o líder Alonso fez sua parada, retornando à pista em 2º. Massa, fazendo uma corrida excelente, conseguiu ultrapassar Rosberg e Button, que ainda não haviam parado, e foi ao encalço do Vettel.

Hamilton permaneceu na pista após todos pararem, indicando que faria uma parada a menos. Ele conseguiu manter a ponta, até que o Alonso encostou. Após ume bela briga, com duas trocas de posição, Alonso conseguiu retomar o 1º lugar. Com excelente desempenho, com poucas voltas o espanhol conseguiu abrir uma boa distância para o Hamilton, que em seguida foi aos boxes. Ele voltou atrás do Rainkkonen, que pressionava o Shumacher. O finlandês conseguiu a ultrapassagem, no que foi imitado pelo Hamilton.

Surpreendendo a todos, na volta 29 Hamilton parou nos boxes novamente, indicando uma mudança de estratégia. Ele voltou atrás do Button, que foi facilmente superado pelo companheiro de equipe. Grosjean também passou o Button, e em seguida já pressionou o próprio Hamilton. Vettel fez seu segundo pit stop, dando a Massa a oportunidade de tentar ser mais rápido do que ele para retornar à frente após a sua parada. Webber parou em seguida, retornando em 3º. Algumas voltas depois, Massa fez sua segunda parada, retornando em 4º e sem conseguir manter-se à frente do Vettel.

Alonso voltou aos boxes na volta 38, retornando ainda em 1º lugar, mas com Webber muito próximo. Poucas voltas depois, os pneus macios do Alonso já começaram a desgastar-se, permitindo que o Webber se aproximasse mais ainda. Faltando apenas 5 voltas, Webber começou a atacar. Embora tenha resistido bravamente, Alonso não conseguiu manter-se na frente, e na volta seguinte Webber passou e assumiu a ponta, indo até o final. Apesar de perder a corrida, Alonso ainda manteve a liderança do campeonato. Vettel completou o pódio, com Massa em 4º. Confira o resultado completo:

1 Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
2 Fernando Alonso (Ferrari)
3 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
4 Felipe Massa (Ferrari)
5 Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
6 Romain Grosjean (Lotus-Renault)
7 Michael Schumacher (Mercedes)
8 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
9 Bruno Senna (Williams-Renault)
10 Jenson Button (McLaren-Mercedes)
11 Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
12 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
13 Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
14 Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
15 Nico Rosberg (Mercedes)
16 Pastor Maldonado (Williams-Renault)
17 Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
18 Timo Glock (Marussia-Cosworth)
19 Charles Pic (Marussia-Cosworth)
20 Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
21 Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
Ret Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
Ret Paul di Resta (Force India-Mercedes)
DNS Vitaly Petrov (Caterham-Renault)

A próxima corrida é o GP da Alemanha, no dia 22 de julho.

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sábado, 7 de julho de 2012

GP da Inglaterra 2012 - Treino Classificatório

Embora seja disputada em uma pista que fica literalmente no meio da área rural inglesa, longe dos confortos habituais da cidade grande, e a despeito de comumente ser disputada sob uma persistente chuva britânica, Silverstone não só é um circuito clássico, mas também tem um traçado fantástico, que costuma proporcionar corridas memoráveis. É, sem dúvida, uma das minhas corridas prediletas.

Assim como aconteceu nos treinos livres, o Q1 do treino classificatório também começou com pista molhada, e os carros foram à pista com pneus intermediários. A chuva estava fraca, porém a previsão do tempo indicava que ela aumentaria, então, todos os pilotos foram à pista para dar o maior número de voltas possíveis antes disto. Para contrariar, a chuva diminuiu, e a pista foi secando até o final do Q1, embora não o suficiente para colocar os pneus para seco. Os três melhores foram Vettel, Hulkenberg e Maldonado. E encerraram o treino mais cedo Button (que está em um ano para esquecer até aqui), Petrov, Kovalainen, Glock, De La Rosa, Karthikeyan e Pic. Aliás, Pic ficou acima do limite dos 107%, e só larga amanhã com autorização da direção de prova.

O Q2 começou com a chuva forte que havia sido prometida. Na saída do pit lane, um belo engarrafamento de baratas esperava o sinal verde. Alguns pilotos já saíram com pneus para chuva forte, e os que não o fizeram voltaram aos boxes para isso. Depois de várias rodadas, inclusive de Shumacher, Alonso e Massa, e faltando ainda 6 minutos, a direção resolveu paralisar o treino com bandeira vermelha, devido à chuva torrencial. O treino só foi recomeçar 1h30 depois. Houve alguma especulação se o treino retornaria já no Q3, mas foi decidido concluir os 6 minutos restantes do Q2. Dessa vez, todos voltaram com os pneus azuis, de chuva extrema. Em um final tão emocionante quanto se fosse a disputa da pole, Hamilton, Hulkenberg e Shumacher foram os três primeiros, enquanto que Di Resta, Kobayashi, Rosberg, Ricciardo, Senna, Vergne e Perez encerraram sua participação.

Grosjean rodou na brita no final do Q2, e não participou do Q3, ficando com a 10ª posição. Estranhamente, dessa vez os pilotos não foram todos imediatamente à pista, mas preferiram esperar para ver se já era possível sair de pneus intermediários, o que de fato confirmou-se. Com a pista melhorando bastante, cada piloto que atravessava a linha de chegada marcava o melhor tempo. No final, Alonso conseguiu uma volta fantástica, e larga em primeiro. Massa chegou a ter chance de disputar a pole, mas acabou em 5º. Confira o grid completo:

1. Fernando Alonso (Ferrari)
2. Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
3. Michael Schumacher (Mercedes)
4. Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
5. Felipe Massa (Ferrari)
6. Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
7. Pastor Maldonado (Williams-Renault)
8. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
9. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes)
10. Romain Grosjean (Lotus-Renault)
11. Paul di Resta (Force India-Mercedes)
12. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
13. Nico Rosberg (Mercedes)
14. Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
15. Bruno Senna (Williams-Renault)
16. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
17. Sergio Perez (Sauber-Ferrari)
18. Jenson Button (McLaren-Mercedes)
19. Vitaly Petrov (Caterham-Renault)
20. Heikki Kovalainen (Caterham-Renault)
21. Timo Glock (Marussia-Cosworth)
22. Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth)
23. Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth)
DNQ. Charles Pic (Marussia-Cosworth)

A corrida é amanhã, às 9h.

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quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reviews Novos 52: Universo DC #1

Continuando meus reviews dos Novos 52 da Panini, aqui vão minhas opiniões sobre as séries publicadas em Universo DC #1:

Aquaman - O Fosso, parte 1: eu sempre achei o Aquaman um personagem com um conceito interessante, porém mal aproveitado. Geoff Johns está provando isso, ao escrever histórias com o nível certo de ação, e um humor que aproveita o próprio fato do personagem não ser levado a sério. A primeira história acaba mostrando pouco, mas promete muito, afinal, a série tem sido muito elogiada lá fora. Além disso, a arte de Ivan Reis está fantástica, melhor ainda do que da época do Lanterna Verde. O brasileiro é o melhor desenhista de super-heróis da atualidade, para mim. Vale a pena acompanhar? Se vale, e aguardando ansiosamente pela próxima edição!

Gavião Negro - Gavião em Ascensão: uma história meio confusa que mostra o arqueólogo Carter Hall tentando livrar-se do seu alter ego, o Gavião Negro. Tem algumas ideias interessantes, promissoras, mas parece feita meio às pressas, ou com muita intervenção editorial. A arte é mediana, mas gostei do novo visual do Gavião. Vale a pena acompanhar? Por enquanto, tem potencial para melhorar.

OMAC - Gerenciamento de Caos: outra série que me surpreendeu bastante. Sinceramente, eu não esperava nada de bom do robozão com penteado moicano, mas preciso reconhecer, a história é muito bem contada, a narrativa flui com naturalidade. A trama tem um quê de mistério que nos faz ter vontade de ler a continuação. E a arte, emulando o traço clássico do rei Jack Kirby, está excelente. As máquinas grandiosamente complexas estão todas lá. Vale a pena acompanhar? Depende. A série já foi cancelada nos EUA, o que sugere que a qualidade caiu.

Nuclear - Partícula Divina: a velha briga escolar entre o nerd pobre e o atleta popular que tem tudo faz parte da origem do novo Nuclear. O problema é que, mais uma vez, a história é mal contada, sem ritmo. Além disso, a briguinha adolescente entre os dois Nucleares (ops, spoiler…) é bem chata. E ativar o poder usando uma “palavra mágica” é outra ideia reciclada. Vale a pena acompanhar? Só pela esperança de que fique melhor.

Senhor Incrível - Atualização de Programa: a série mais sem graça de todas que eu li! O Senhor Incrível é um personagem interessante, com boas participações na época da Sociedade da Justiça. Mas essa história parece ser mais uma vítima do que foi a do Gavião Negro, escrita apressadamente ou com muito dedo editorial. E a arte é terrível, pra completar. Vale a pena acompanhar? Dá vontade de pular a história… mas já que vem na revista, fazer o quê.

Falcões Negros:
uma história de espionagem, com uma equipe secreta que possui acesso a tecnologias avançadíssimas. E uma história recheada de clichês da primeira à última página! O chefe da equipe diz que sua base poderia ser invadida usando máquinas nanoscópicas, e o que acontece? Um dos seus agentes aparece contaminado por nanócitos. Puxa, que surpresa… 
Vale a pena acompanhar? Vide comentário anterior.

Mulher Maravilha - A Visitação:
a série da amazona é, sem dúvida nenhuma, a mais exótica de todos os Novos 52. A abordagem dada à personagem é completamente inovadora, ao inserí-la de cabeça na mitologia grega. Até a arte passa essa ideia, com traços algo cartunescos. É uma leitura um pouco estranha, em que se demora um pouco a formar opinião, mas até que gostei. 
Vale a pena acompanhar? Por enquanto, vamos ver aonde isso vai dar.

Próxima edição:
Batman #1. Não perca!

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terça-feira, 3 de julho de 2012

Dica de jogo para Mac: RC Mini Racers

Um dia desses, explorando a seção de jogos da Mac App Store, descobri um jogo muito bacana: o RC Mini Racers. É um jogo de corrida de carrinhos de controle remoto. Se você conhece o ótimo Re-Volt, um clássico para Windows, vai gostar.


Você começa no jogo com a conta bancária zerada, e apenas o primeiro circuito liberado. Na corrida, você pode pegar itens espalhados na pista, mísseis, minas ou turbo. Atire nos outros carros com os mísseis, ou deixe a mina como um armadilha. Mas lembre-se que os outros competidores podem fazer o mesmo com você!


Ao final da corrida, você ganha bônus em dinheiro pela posição de chegada, voltas mais rápidas, pelas batidas ou explosões provocadas nos outros carros, e até pelo tempo que você passar no ar, ao saltar numa rampa. Com o dinheiro acumulado, você pode comprar a participação nas outras corridas, tunar ou trocar de carro. Você também pode comprar créditos com dinheiro de verdade na Mac App Store, dentro do próprio jogo.


Só há um porém, o jogo tem um defeito: não permite partidas multiplayer, nem pela rede ou pela internet, nem na mesma máquina. Sinceramente, se o jogo permite atirar nos outros participantes, eu gostaria de poder fazer isso com meus amigos. Concorda?


De qualquer forma, ele tem boa jogabilidade, ótimos gráficos e diverte por horas. E o melhor de tudo: corra, que está de graça! A descrição na Mac App Store diz ser por pouco tempo, então é melhor baixar logo. Clique aqui para ir à loja da Apple, e aqui para o site do desenvolvedor.

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Entrega #Fail dos Correios


Sou assinante, desde abril do ano passado, da revista “Mundo dos Super Heróis”, da Editora Europa, que utiliza o serviço Entrega Direta, dos Correios. Assino mais 6 revistas de outras editoras, e minha esposa assina mais uma. Por conta disto, adquiri uma caixa de correio grande, de cor amarela e escrito “Correio” em destaque. Minha caixa acomoda e protege adequadamente revistas de qualquer tamanho, além de ficar disposta na vertical, de modo que o portão da minha casa não atrapalha o acesso a ela.

De todas as revistas que assinamos, a única que não é colocada na caixa de correio é a da Editora Europa. Por coincidência ou não, é a única entregue pelo carteiro dos Correios. Ele prefere jogar a revista, com todo descaso possível, na parte descoberta da minha garagem, ou embaixo do meu carro. A revista fica exposta a chuva, a animais, a ser atropelado quando chego ou saio de carro, a má intenção de alguém que passe pela rua e apenas estenda a mão para furtar a revista pela qual paguei antecipadamente.

Registrei reclamações no atendimento da editora e dos Correios, na esperança de que ambos tomem providências para que a revista seja entregue adequadamente. Do contrário, prefiro cancelar a assinatura e voltar a comprar a revista em banca. Tenho colecionado revistas, quadrinhos e livros por 25 anos, possuo mais de 4.600 itens catalogados e organizados (no Sala de Justiça), e não posso aceitar receber exemplares novos em mal estado.

Esta situação vem se repetindo por meses, e já reclamei algumas vezes, inclusive ao próprio entregador. Desta vez, além de reclamar nos Correios e na editora, resolvi postar este texto em meu blog, Twitter e Facebook. Não há nada como uma a divulgação do mal atendimento para conseguir a solução de problemas como este!

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